Renê Castro   |   05/08/2009 20:00

Proagência 2 incentivará formalização de free lancers

Free lancers estão nos planos do Sebrae para as capacitações do Progaência 2. Abav estuda como integrar esses profissionais à associação

Uma das novidades da segunda fase do Proagência é o serviço Micro Empreendedor Individual (Mei), que beneficia os profissionais que trabalham de maneira informal, os chamados free lancers. De acordo com o projeto, a intenção é resgatar esses agentes de viagens independentes (ou consultores de viagens ou frilas) da ilegalidade e induzi-los a formar empresas atuantes no mercado, mesmo que a maneira de condução do negócio seja feita de forma individualizada, ou seja, sem a necessidade de contratação de funcionários.

Para o presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, a questão é complexa na entidade, mas, além de estar aberta a discussão, já há um grupo de trabalho, capitaneado pelo presidente da Abav-SP, Edmar Bull, para tratar do tema. A Abav ainda não encontrou uma forma de integrar esses profissionais à associação. “Claro que é interessante que todos esses agentes formem empresas
de turismo, mas o mundo mudou e nós temos de estar atentos a essas mutações do mercado”, afirmou Carlos Alberto Ferreira.

Para o Sebrae Nacional, encabeçado pelo diretor técnico Luiz Carlos Barboza, o tema é simples de resolver. “Os profissionais independentes são importantes para a cadeia turística. É preciso capacitá-los também para manter o alto nível de prestação de serviços que estamos introduzindo. O que precisamos é adequá-los ao que diz a lei”, finalizou Barboza.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renê Castro

Renê Castro tem 3062 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS