Maria Izabel Reigada   |   28/12/2011 17:28

Crise na Espanha faz surgir novo tipo de consumidor

Os consumidores espanhóis acreditam que a crise os fez aprender a comprar melhor.

Os consumidores espanhóis acreditam que a crise os fez aprender a comprar melhor. Pelo menos isso é o que disseram 40% dos entrevistados pela GFK, empresa especializada em estudos de mercado, em pesquisa realizada em mais de mil lares da Espanha com público-alvo maior de 15 anos. Segundo a pesquisa, a recessão econômica que afeta a Espanha está criando um novo tipo de consumidor, denominado “X-tremo”. “Podemos falar de uma nova geração de consumidores que buscam manter o controle e ganhar no jogo de encontrar o melhor preço”, explica a responsável pelo estudo na GFK, Gabrielle Nauton.

“São notáveis as diferenças que se podem identificar nos consumidores desde o início da crise. Agora o comprador X-tremo assume e manifesta seu poder”, completa. Segundo ela, o comprador X-tremo conta com mais recursos tecnológicos, ferramentas e acesso à informação sobre qualquer produto. De acordo com a pesquisa, 45% dos consumidores disseram gastar mais tempo informando-se sobre os produtos do que na compra dos mesmos. Em relação a viagens, a pesquisa apontou ainda que 37% dos entrevistados reduziu seu gasto com viagens.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8441 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS