Da Redação   |   22/08/2013 08:45

Pernambuco ganha quarta praia acessível a deficientes

A Praia do Bairro Novo, em Olinda (PE), recebeu nessa semana o projeto de acessibilidade Praia Sem Barreiras.

A Praia do Bairro Novo, em Olinda (PE), recebeu nessa semana o projeto de acessibilidade Praia Sem Barreiras. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) viabilizada pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). O objetivo é disponibilizar em algumas praias do Estado esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para o banho assistido voltado para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Os equipamentos estarão disponíveis sempre de sexta-feira a domingo, das 8h às 12h.

Segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 25% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. Proporcionar condições para que essas pessoas possam usufruir destinos e produtos turísticos com mais autonomia é um grande desafio. Contudo, protagonizar ações nessa área aumenta o ativo intangível dos órgãos e empresas que encararem a empreitada.

Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, a acessibilidade é um dos assuntos prioritários no turismo do Estado. “A Praia do Bairro Novo, em Olinda, é a quarta a receber o projeto de acessibilidade Praia Sem Barreiras. Nós, do sistema TUR, vemos a inclusão social como uma das prioridades para o desenvolvimento do turismo no Estado e queremos continuar trabalhando ainda mais por esta temática. Esperamos proporcionar às pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida mais conforto e grandes momentos de lazer”, afirmou o secretário. O projeto já existe na praia do Sueste, em Fernando de Noronha; Boa Viagem, no Recife e na Praia de Porto de Galinhas, Ipojuca.

Uma rota acessível, criada pela prefeitura de Olinda, também foi pensada para a melhor locomoção dos usuários do projeto. Fazem parte da rota: rampas, piso tátil de alerta e faixa de pedestres, um banheiro adaptado, localizado no quiosque próximo ao espaço, e um telefone para surdos, no mesmo local. O projeto conta ainda com doze estudantes das áreas de Turismo e Saúde da Universidade Maurício de Nassau, escolhidos para serem monitores capacitados para o banho assistido.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11203 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS