Biaphra Galeno   |   21/11/2013 16:47

Associadas Airmet Brasil faturam R$ 580 milhões

As 92 agências de viagens associadas ao Grupo Airmet no Brasil acumulam faturamento de R$ 580 milhões este ano. O grupo, fundado na Espanha em 2001, atua na gestão de negócios e realiza, entre hoje e amanhã (dia 22), a segunda edição de sua convenção anual no Espaço Fit Eventos, em São Paulo.

As 92 agências de viagens associadas à Airmet no Brasil acumulam faturamento de R$ 580 milhões este ano. O grupo, fundado na Espanha em 2001, atua na gestão de negócios e realiza, entre hoje e amanhã (dia 22), a segunda edição de sua convenção anual no Espaço Fit Eventos, em São Paulo.

O início das ações da Airmet no Brasil foi em 2009, quando fecharam o ano com 80 associados. O faturamento das empresas naquele ano foi de R$ 16 milhões. Com o passar do tempo e a crise no mercado internacional, a Airmet angariou mais associados, mesmo encontrando dificuldade junto aos fornecedores. Em 2011, o número de integrantes chegou a 120, com faturamento de R$ 320 milhões.

“Não chegamos a fechar acordos porque alguns fornecedores não entendem o conceito de rede, que é o foco da Airmet”, aponta o diretor geral do Grupo Airmet no Brasil, Sérgio Branco, ao passo que afirma: “o número de associados diminuiu, porém o de faturamento aumentou consideravelmente.”

“O grupo Airmet atua para promover o fortalecimento das agências de viagens médias e pequenas com foco na união de forças. Buscamos melhores condições comerciais, preços competitivos, formas de pagamento, mas também serviços especializados, como assessoria jurídica e empresarial, além de tecnologia para os agentes, principalmente para que eles estejam presentes no ambiente on-line”, explica Branco.

CORPORATIVO
Sobre o modelo de gestão, Branco ressalta que as associadas não perdem a autonomia nem as marcas próprias. “Essa é uma dúvida do mercado, mas é puro misticismo”, garante o diretor, que vê o aumento da participação das agências corporativas entre os associados. “Atualmente, representam 40% e o número tem aumentado. Mas, até 2015, a tendência é que o número fique igual.”

Na Espanha e Portugal, a Airmet atua somente com agências de lazer. Pela configuração do mercado, o Brasil é o único país que também atua com o segmento corporativo. Branco acredita que o modelo pode ser adotado na Europa, mas de maneira diferente.

FATIA
A Airmet Brasil conta com agências cujos faturamentos anuais chegam de R$ 100 mil a R$ 2,5 milhões. Sérgio Branco afirma que não há distinção entre os associados, apenas formas personalizadas de lidar com cada um deles.

Das vendas efetuadas pelas agências associadas Airmet, 55% são bilhetes aéreos; 17% hotelaria; 10% pacotes internacionais; 7% pacotes nacionais; 5% cruzeiros; 3% aluguel de veículos; e 3% de “outros”.

Mais informações sobre o grupo: www.airmet.com.br.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Biaphra Galeno

Biaphra Galeno tem 2461 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS