Biaphra Galeno   |   21/11/2013 16:47

Associadas Airmet Brasil faturam R$ 580 milhões

As 92 agências de viagens associadas ao Grupo Airmet no Brasil acumulam faturamento de R$ 580 milhões este ano. O grupo, fundado na Espanha em 2001, atua na gestão de negócios e realiza, entre hoje e amanhã (dia 22), a segunda edição de sua convenção anual no Espaço Fit Eventos, em São Paulo.

As 92 agências de viagens associadas à Airmet no Brasil acumulam faturamento de R$ 580 milhões este ano. O grupo, fundado na Espanha em 2001, atua na gestão de negócios e realiza, entre hoje e amanhã (dia 22), a segunda edição de sua convenção anual no Espaço Fit Eventos, em São Paulo.

O início das ações da Airmet no Brasil foi em 2009, quando fecharam o ano com 80 associados. O faturamento das empresas naquele ano foi de R$ 16 milhões. Com o passar do tempo e a crise no mercado internacional, a Airmet angariou mais associados, mesmo encontrando dificuldade junto aos fornecedores. Em 2011, o número de integrantes chegou a 120, com faturamento de R$ 320 milhões.

“Não chegamos a fechar acordos porque alguns fornecedores não entendem o conceito de rede, que é o foco da Airmet”, aponta o diretor geral do Grupo Airmet no Brasil, Sérgio Branco, ao passo que afirma: “o número de associados diminuiu, porém o de faturamento aumentou consideravelmente.”

“O grupo Airmet atua para promover o fortalecimento das agências de viagens médias e pequenas com foco na união de forças. Buscamos melhores condições comerciais, preços competitivos, formas de pagamento, mas também serviços especializados, como assessoria jurídica e empresarial, além de tecnologia para os agentes, principalmente para que eles estejam presentes no ambiente on-line”, explica Branco.

CORPORATIVO
Sobre o modelo de gestão, Branco ressalta que as associadas não perdem a autonomia nem as marcas próprias. “Essa é uma dúvida do mercado, mas é puro misticismo”, garante o diretor, que vê o aumento da participação das agências corporativas entre os associados. “Atualmente, representam 40% e o número tem aumentado. Mas, até 2015, a tendência é que o número fique igual.”

Na Espanha e Portugal, a Airmet atua somente com agências de lazer. Pela configuração do mercado, o Brasil é o único país que também atua com o segmento corporativo. Branco acredita que o modelo pode ser adotado na Europa, mas de maneira diferente.

FATIA
A Airmet Brasil conta com agências cujos faturamentos anuais chegam de R$ 100 mil a R$ 2,5 milhões. Sérgio Branco afirma que não há distinção entre os associados, apenas formas personalizadas de lidar com cada um deles.

Das vendas efetuadas pelas agências associadas Airmet, 55% são bilhetes aéreos; 17% hotelaria; 10% pacotes internacionais; 7% pacotes nacionais; 5% cruzeiros; 3% aluguel de veículos; e 3% de “outros”.

Mais informações sobre o grupo: www.airmet.com.br.

Tópicos relacionados