Renê Castro   |   20/05/2015 20:49

Caso Nascimento: agências devem contatar fornecedores

Logo após a Nascimento Turismo formalizar pedido de recuperação judicial (saiba mais aqui), o Portal PANROTAS entrou em contato com o advogado Marcelo Oliveira, à frente do departamento Jurídico da Abav Nacional, Abracorp e da Aviesp. O caso está gerando repercussão imediata, com posicionamen

Logo após a Nascimento Turismo formalizar pedido de recuperação judicial (saiba mais aqui), o Portal PANROTAS entrou em contato com o advogado Marcelo Oliveira (foto), à frente do departamento Jurídico da Abav Nacional, Abracorp e da Aviesp. O caso está gerando repercussão imediata, com posicionamentos da Braztoa e Abav Nacional.

“É um caso que chama muita atenção não só por conta do relacionamento da empresa com o mercado, o envolvimento do Eduardo Nascimento com associações de classe. É uma pena, realmente.”

A pergunta, no entanto, é uma só: e agora, doutor?

“Na prática, as agências precisam fazer um levantamento completo das viagens adquiridas junto à Nascimento e buscar esclarecimento sobre o que foi pago pela operadora e o que está em aberto, agora que houve a suspensão de cartões de crédito, por exemplo. Também sou dono de agência de viagens e aconselho o profissional entrar em contato direto com o fornecedor. O telefone que a Nascimento afirma que vai disponibilizar estará impraticável”, sugere ele.

O advogado reconhece o momento de agonia que as agências passam a enfrentar a partir de agora, não só por conta da famosa e temida responsabilidade solidária, como também todo o processo que deverá percorrer junto a possíveis danos com os passageiros.

“A conta é da agência, claro. Faz parte do risco do negócio. Ninguém espera que uma operadora vá fechar. Temos de reconhecer a boa fé da Nascimento em ter vindo a público comunicar a situação e aguardar, se possível, um posicionamento técnico sobre cheques (se foram repassados ou não) e outros detalhes que fazem parte da administração e impactam diretamente os intermediários. A omissão de informações não pode acontecer, até porque, se o cliente tiver o cheque protestado por um terceiro, a situação pode acabar em boletim de ocorrência”, revela, completando que as agências que tiverem perda material imediata com o remanejamento de hotelaria e aéreo, por exemplo, devem ser ressarcidas pela Nascimento.

“Falta ainda um mapa real da situação. Não sabemos se a haverá um plano de apoio ou se a própria Nascimento tem uma solução para esses casos. É preciso manter-se em vigilância agora”, ressalta Oliveira, comentando que “já viu de tudo nessas situações”.

“A pior situação é a do passageiro que já embarcou e está no destino. O risco dele agora é muito maior. Fica muito complicado gerenciar esses casos.”

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renê Castro

Renê Castro tem 3062 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS