Diego Verticchio   |   14/09/2015 17:29

Conheça o perfil do turista que visita o Estado do Rio

O trabalho foi realizado através de quatro eixos básicos: pesquisa com trade, mapa de mercado, demanda atual e demanda potencial. Em cada um deles a pesquisa trabalhou com o mercado nacional e internacional

A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e TurisRio já têm em mãos o resultado de uma pesquisa, encomendada à Fundação Getúlio Vargas, que mostra a demanda turística atual e o potencial do Rio de Janeiro para o turismo. O trabalho foi realizado através de quatro eixos básicos: pesquisa com trade, mapa de mercado, demanda atual e demanda potencial. Em cada um deles a pesquisa trabalhou com o mercado nacional e internacional.

"Em relação ao ano passado, foi registrado um crescimento de 32% no número de turistas estrangeiros. A pesquisa, encomendada pelo Governo do Estado, que estamos entregando, funciona como um termômetro para avaliar as preferências de nossos visitantes e nortear programas e ações em curso pela Secretaria de Estado de Turismo", explica o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Sergio Felix.

Mercado doméstico (turismo interno)

A maior parte das viagens nesta categoria acontece nos meses de janeiro, julho e dezembro. O planejamento dos roteiros é iniciado em setembro, outubro e novembro. Em média o tempo de permanência no destino é de quatro dias. A maior parte (62,5%) se hospeda em casa de amigos ou parentes. Para os deslocamentos, o principal meio de transporte utilizado é o carro próprio. Entre o grupo de turistas brasileiros que visitam o Rio, 90,2% não tem dúvida sobre a escolha da cidade como destino.

A maior parte dos hóspedes no Estado do Rio de Janeiro é formada pelos próprios cidadãos fluminenses que se deslocam entre municípios em períodos de férias, finais de semana e feriados. Em seguida os que mais procuram o Estado para lazer são originários de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

O perfil dos turistas desta categoria é formado por pessoas, em sua maioria, casadas, com idade média entre 25 e 34 anos, com curso superior. Sites de busca são a principal fonte de informação sobre atrativos, rede hoteleira e programação cultural.

Nas abordagens de campo junto aos pesquisados do mercado interno, o Estado foi associado às palavras praias, Cristo, beleza, maravilhosa, hospitalidade, tranquilidade, natureza, diversão e carnaval. Insegurança e preços altos foram citados como preocupações dos entrevistados.

Entre os brasileiros a principal fonte de informação utilizada para organizar as viagens a lazer é a internet (52,8%). Em segundo lugar, parentes e amigos (31,3%), agências de viagens e guias turísticos totalizam 9,9%.

Perguntados sobre se a viagem correspondeu às suas expectativas 96,9% dos brasileiros, que visitaram o polo litoral, responderam “sim”. Já 97,3% dos que estiveram no pólo serrano avaliaram positivamente suas estadias.

Mercado Internacional

De acordo com o estudo a maior parte das viagens dos turistas internacionais também acontece nos meses de janeiro, julho e dezembro. O tempo médio de permanência é de 11,9 dias. A preferência dos estrangeiros é por hospedagem em hotéis. Europa e América do Sul são os principais continentes emissores para o Rio de Janeiro.

O perfil dos turistas desta categoria é formado por pessoas, em sua maioria, solteiros, com idade média entre 25 e 34 anos, com curso superior. Assim como o público nacional, os sites de busca são a principal fonte de informação sobre atrativos, rede hoteleira e programação cultural, entre os turistas internacionais.

Nas entrevistas de campo os estrangeiros associaram o Estado às palavras praias, Cristo, samba, belezas naturais, Copacabana, hospitalidade, clima, pessoas e riqueza histórica e cultural. Preços altos, trânsito e insegurança foram citados como preocupações dos entrevistados.

Entre os estrangeiros a principal fonte de informação utilizada para organizar as viagens é a internet (31,4%), parentes e amigos (22,3%), travel agencies (17%), artigos em jornais (12%) e tour guides (5,9%).

Perguntados sobre se a viagem correspondeu às suas expectativas 97,8% dos estrangeiros, que visitaram o polo litoral, responderam “sim”. Já 98,6% dos que estiveram no pólo serrano avaliaram positivamente suas estadias.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Diego Verticchio

Diego Verticchio tem 3875 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS