Luiza Gil   |   22/09/2015 18:32

Dólar alto não tira hegemonia dos EUA para brasileiros

O relatório do site Hotel.com mostrou que, mesmo com a alta do dólar, brasileiros viajam para os EUA.

Mesmo com a alta do dólar, os Estados Unidos continuam o principal destino dos viajantes brasileiros no Exterior, de acordo com o Hotel Price Index (HPI), relatório periódico de preços de hotéis nas principais rotas do mundo, realizado pelo Hotel.com no primeiro semestre deste ano. As cidades norte-americanas no topo da lista são Orlando, Nova York e Miami.

A avaliação contou com oito destinos norte-americanos (Orlando, Nova York, Miami, Los Angeles, São Francisco, Lake Buena Vista, Fort Lauderdale e Las Vegas), nove europeus (Paris, Roma, Lisboa, Amsterdã, Barcelona, Madri e Berlim) e quatro latino-americanos (Buenos Aires, Montevidéu, Cancun e Santiago).

Os destaques do ranking ficaram para a capital alemã, que superou Punta Cana, na República Dominicana, na lista dos 20 locais mais visitados neste período, e Amsterdã, na Holanda, destino que registrou maior aumento em relação ao ano passado, subindo sete posições.

DESTINOS BRASILEIROS
No caso do Brasil, o Rio de Janeiro voltou ao topo, superando a capital paulista, líder no levantamento feito no primeiro semestre de 2014. Outro destaque foi Foz do Iguaçu (PR), que ultrapassou Salvador e Brasília.

A região Sudeste representou 35% da lista, com Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Búzios, Campinas, Barueri e Paraty, respectivamente. O Nordeste apareceu com seis destinos: Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Maceió (no lugar de Ipojuca, no Ceará) e João Pessoa. O Sul do País contou com Foz do Iguaçu, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Balneário Camboriú (ultrapassando Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte). Brasília e Manaus completaram o ranking.

A Copa do Mundo foi responsável por algumas mudanças nas colocações das 12 cidades-sede e destinos próximos. Florianópolis, por exemplo, subiu quatro posições, chegando ao nono lugar após o mundial, assim como Foz do Iguaçu, Búzios, Campinas e Paraty, que apresentaram melhora na demanda.

FUTUROS RESULTADOS
A estabilização ou o agravamento da desvalorização do real em relação ao dólar pode sinalizar uma mudança nos primeiros colocados no próximo relatório. Um dos fatores que podem influenciar esse quadro é o aumento no valor médio da diária paga por brasileiros no Exterior. A estada em São Francisco (Estados Unidos), por exemplo, sofreu elevação de 31% apenas no primeiro semestre. Nos países da Europa a variação foi mais estável, com aumento de 1% em Paris e 6% na capital holandesa.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Luiza Gil

Luiza Gil tem 304 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS