Paula Daidone   |   05/02/2016 14:45

Hotelaria brasileira tem queda de 7,6% na ocupação

A centésima edição do In Fohb, estudo que analisa informações sobre o desenvolvimento do segmento hoteleiro no Brasil realizado pelo Fohb, traz uma compilação de dados apurados junto a hotéis de redes associadas de todo o país no acumulado do ano

A centésima edição do In Fohb, estudo que analisa informações sobre o desenvolvimento do segmento hoteleiro no Brasil realizado pelo Fohb, traz uma compilação de dados apurados junto a hotéis de redes associadas de todo o país no acumulado do ano – de janeiro a novembro de 2015 - divididos por regiões do Brasil e nas categorias econômico, midscale e upscale.

Nessa edição, foram analisadas 366 hotéis e 53.188 unidades habitacionais de 15 cidades (Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória).

Os resultados do acumulado do ano de 2015 registraram quedas, quando comparados ao mesmo período de 2014. Considerando 309 hotéis de redes associadas ao Fohb em todo o Brasil e 46.941 unidades habitacionais, registraram-se quedas de -3,6% na diária média, -7,6% na taxa de ocupação e -10,9% no revpar.

As regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste apresentaram quedas nos três indicadores, enquanto na região Sul registrou-se quedas na taxa de ocupação, revpar e o valor da diária média permaneceu estável. Na região Centro-Oeste foram identificadas as maiores variações negativas, de -9,0% na taxa de ocupação, -12,9% na diária média e -20,8% no revpar.

A cidade de Goiânia apresentou aumento na taxa de ocupação, com +2,2%, e Belo Horizonte (-18,8%) teve a maior queda, acompanhada por São Luiz e Brasília. As cidades de Vitória (+1,5%) e Goiânia (+0,4%), mostraram variações positivas no revpar. Já Brasília (-26,7%) e Belo Horizonte (-32) ganharam destaque entre as cidades com as maiores quedas.

Ao analisar as categorias, a midscale e a upscale apresentaram decréscimos nos três indicadores, com destaque para a primeira, que registrou variações negativas de -6,8% na diária média, -7,4% na taxa de ocupação e -13,6% no revpar.

Já a categoria econômica passou a registrar acréscimo no indicador de diária média pela primeira vez no ano, com um aumento de +0,1% em relação ao acumulado de janeiro a novembro do ano de 2014.

Confira os números das principais cidades analisadas:


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Paula Daidone

Paula Daidone tem 319 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS