Diego Verticchio   |   11/03/2016 11:30

Cresce número de brasileiros barrados na Europa

Segundo a Frontex, agência de fronteira da Europa, o Brasil teve o maior salto entre as principais nacionalidades da lista e com isso o país voltou a entrar no radar da União Europeia (UE) no que se refere à imigração irregular

Cresceu o número de brasileiros barrados nas fronteiras europeias. Segundo a Frontex, agência de fronteira da Europa, o Brasil teve o maior salto entre as principais nacionalidades da lista e com isso o país voltou a entrar no radar da União Europeia (UE) no que se refere à imigração irregular.

Dados publicados pela agência indicam que 2,6 mil brasileiros foram impedidos de entrar no continente em 2015, representando um aumento de 18% em comparação com 2014. Os motivos, no entanto, não foram revelados. O salto no fim de 2015 colocou o Brasil como a oitava nacionalidade mais barrada na Europa. Até o ano da crise na Europa, o volume de brasileiros barrados superava cinco mil por ano. Mas as taxas foram caindo diante da constatação de que encontrar um emprego na Europa seria cada vez mais difícil. Os anos de crescimento da economia brasileira contribuíram para a queda.

Em 2012, por exemplo, já eram 2,9 mil brasileiros barrados pelas autoridades europeias. Em 2013, esse número caiu para 2,5 mil e, no ano seguinte, chegou a 2,2 mil.

Tópicos relacionados