Roberta Queiroz   |   15/06/2016 17:59

Alemanha aposta em cidades pequenas para alavancar

Berlim, Munique, Frankfurt e Hamburgo já não são os únicas destinos procuradas pelo brasileiro que pretende desembarcar na Alemanha. O país prevê queda de 5% no número de viajantes vindos do Brasil ao fim deste ano ao mesmo tempo em que registra o cre


Jhonatan Soares
Margaret Grantham é diretora do Turismo da Alemanha no Brasil

Berlim, Munique, Frankfurt e Hamburgo já não são os únicos destinos procurados pelo brasileiro que pretende desembarcar na Alemanha. O país prevê queda de 5% no número de viajantes vindos do Brasil ao fim deste ano, ao mesmo tempo em que registra o crescimento do interesse por cidades secundárias.

Segundo a diretora do Turismo da Alemanha no Brasil, Margaret Grantham, o brasileiro está combinando os destinos clássicos às cidades menores. “O número de turistas brasileiros em Rotemburgo cresceu 20% em março deste ano. Já Nuremberg conseguiu 6% de incremento entre janeiro e março”, exemplificou.

O bom índice dos destinos, no entanto, não foi capaz de impedir a retração, que em janeiro chegou a 30%. “O viajante não estava mais reservando pacotes e passagens com 60 dias de antecedência como antes por conta da instabilidade política a econômica”, esclareceu. “No primeiro sinal de um caminho [afastamento de Dilma Rousseff e ascensão de Michel Temer], as reservas começaram a aumentar. Mês passado a queda reduziu para 10%”, argumentou.


Jhonatan Soares
Margaret Grantham ao lado do representante de Munique no Brasil, Giovanni Lenard

Margaret lembrou que o ano de 2015 foi “excepcionalmente” bom, com 800 mil pernoites assinadas por brasileiros. Um cenário que, provavelmente, só ira se repetir no segundo semestre de 2017. O mercado de luxo é outra aposta do Turismo da Alemanha para alavancar. “São pessoas que não deixam de viajar e buscam experiências encontradas em todo o território alemão”, contou.

Por ora, o órgão não está desenvolvendo campanhas para o trade. A decisão é, também, fruto do fenômeno da internet. “A maioria das operadoras oferece somente o básico e o turista já sabe que a internet pode oferecer muito mais”, afirmou. Margaret demostrou tristeza com o atual panorama, mas ressaltou que “falta reciclagem” nos roteiros.

TURISMO CULTURAL
A executiva aproveitou a oportunidade para revelar o tema das campanhas globais do Turismo da Alemanha para os próximos quatro anos. São elas: os 500 anos da reforma protestante de Martinho Lutero (2017), a Alemanha Culinária (2018), os 100 Anos de Bauhaus (2019) e os 250 anos de Ludwig van Beethoven (2020).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Roberta Queiroz

Roberta Queiroz tem 1614 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS