Fernanda Cordeiro   |   06/06/2016 08:34

Saiba como gerir seus funcionários em três passos

xx

Shutterstock

Agir como líder diante dos funcionário não é fácil e muito menos simples. Apenas o fato de ter que lidar com pessoas já é complicado, já que cada um de nós tem seus costumes e modos de agir no dia a dia da empresa.

Para os chefes ou líderes a tarefa é ainda mais complicada. É preciso entender que o papel do líder não é fácil, afinal é que é responsável por demissões ou qualquer outro momento que exija sua presença.

Não importa o tamanho da sua empresa para gerir bem seus colaboradores é preciso criar uma estrutura, uma maneira prática e que funciona tanto para seus funcionários quanto para seu empreendimento.

Se você está precisando construir ou melhorar o seu modo de gerir os colaboradores esses três passos podem te ajudar. Apesar de ser considerados por especialistas um ciclo básico na gestão de pessoas, esses passos podem ajudar você a se tornar um referencial perante os outros funcionários da empresa.


Shutterstock

Desafio
É de extrema importância deixar claro para todos os que trabalham com você quais são os desafios que essas pessoas enfrentam no ambiente de trabalho? Qual é a importância do trabalho deles, o que as horas que eles gastam dentro do escritório representam no produto final que a empresa vende. Quando o colaborador sabe disso, ele pode trabalhar mais motivado, afinal, ele sabe que faz a diferença.

Avaliação
É ideal que o líder deixe claro para seus colaboradores a forma como eles serão avaliados. Quando isso não é feito e não há um feedback, eles não tem como saber o que podem fazer para melhorar o desempenho deles dentro do ambiente de trabalho.O ideal é combinar com o colaborador como esse retorno do trabalho feito por ele vai ser dado por você.

Desenvolvimento
O último passo não é necessariamente o último, já que quando este ciclo está em prática ele funciona como se não tivesse fim. Neste passo é preciso conversar com o colaborador para mostrar para ele como você - o líder - pretende trabalhar junto com ele para que o desenvolvimento desse profissional dentro da empresa e do ambiente de trabalho. A partir disso é possível dar a esses funcionário novos desafios dentro da empresa.


*Fonte: Exame

Tópicos relacionados