Veja os 10 erros mais cometidos no início do expediente

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O quanto cada um produz durante o expediente de trabalho é algo que sempre gera discussões e que quase sempre acabam sem soluções. Afinal cada pessoa tem seu tempo e produz de um jeito diferente. No entanto, a grande maioria dos colaboradores comete sempre alguns deslizes logo nos primeiros dez minutos do expediente.

Uma pesquisa feita pelo Business Insider elencou os erros mais comuns e que muitos funcionários cometem logo no início do dia de trabalho que podem prejudicar toda a produtividade do dia:


Já começar o dia chegando atrasado é uma das principais maneiras de boicotar o próprio dia de trabalho. Além disso, uma pesquisa alertou que os gestores não vêm com bons olhos quem chega depois do horário, mesmo que a pessoa compense ficando até mais tarde.

Chegar no escritório e não dar aquele famoso “bom dia” não é o melhor dos comportamentos. Cumprimentar os colegas é essencial para um relacionamento entre os colaboradores e também pode determinar como o seu trabalho é visto.

A maioria das pessoas chega no escritório e vai direto para a cozinha beber aquele cafézinho para acordar, quando já não o fazem em casa. No entanto, um estudo de 2015 mostrou que isso é errado. Entre as 8h e 9h da manhã o corpo produz naturalmente o cortisol, hormônio que fornece energia. Quando a pessoa toma café neste horário inibe a produz do hormônio e torna-se dependente da cafeína. O ideal é tomar a bebida depois das 9h30.

Chegar e responder todos os e-mails de uma vez não é a melhor forma de otimizar o tempo. Especialistas dizem que os primeiros 10 minutos em frente a caixa de entrada devem ser reservados a organizar e priorizar os e-mails respondendo os mais importantes e depois estabelecer uma ordem para o restante.


Para otimizar o tempo e as atividades que devem ser feitas durante o dia é ideal sempre organizá-las em ordem de importância, mesmo que não seja possível cumprir todas. Além disso, sempre cheque a agenda antes de começar os trabalhos para não deixar de entregar as coisas no prazo.


Diferentemente do que todos pensam vários estudos sugerem que as pessoas tem picos de produtividade durante o dia. O poder de decisão também tendem a decair ao longo do dia. O recado é simples, sempre faça as coisas mais importantes antes.

Pesquisas indicam que o multitasking pode ser nocivo a produtividade e ao trabalho realizado. Isso porque quanto mais tarefas a pessoa realiza ao mesmo tempo, menos atenção ela dá a que deveria ser a mais importante. Por isso é precisou organizar e realizar uma tarefa de cada vez.

Pensamentos negativos tendem a atrapalhar ainda mais o trabalho do dia. O ideal é deixar os pensamentos ruins de lado e se dedicam ao trabalho que precisa ser feito.

Se a primeira atividade do dia for uma reunião é provável que você esteja desperdiçando recursos cognitivos. Especialistas indicam que o período da manhã seja reservado para atividade que exigem mais concentração e foco. O ideal é deixar as reuniões para a parte da tarde.

Chegar no trabalho e ainda ir descobrir o que vai fazer não é a melhor atitude. O ideal é chegar ao escritório já sabendo que será feito e criar uma rotina de trabalho, isso poupa energia mental e otimiza o tempo.


*Fonte: InfoMoney

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