Fernanda Cordeiro   |   27/06/2016 10:31

Veja seis erros que levam a contratações erradas

Falar demais na entrevista ou se ater apenas ao currículo pode gerar contratações erradas

Shutterstock
O período de contração de novos funcionários pode ser um dos mais estressantes para os chefes. Afinal, são dezenas de entrevistas por dia e, por mais que não pareça, é, sim, um trabalho exaustivo para os recrutadores.

Porém, é um momento crucial, já que novas pessoas vão fazer da sua empresa. Confira seis erros que acontecem na hora da entrevista que levam a contratações erradas e, claro, evite-os.

1 - Não fale demais
Se o entrevistador usar todo o tempo da entrevista para falar sobre a empresa e outros assuntos, ele não vai conhecer o entrevistado. Além disso, não vai conduzir a entrevista de forma correta. Neste momento, é importante dar espaço para o candidato falar.

2 - Currículo
Não é recomendado contratar uma pessoa com base apenas em seu currículo. A entrevista é importante para conhecer um pouco do possível futuro funcionário. Além disso, de nada adianta um currículo brilhante se o candidato não sabe trabalhar em grupo, por exemplo.
Shutterstock

3 - Perguntas tradicionais
Usar perguntas clássicas - ou clichês - que todo mundo já respondeu não é a melhor forma de conduzir uma entrevista. Perguntas como “onde você se vê daqui a cinco anos?” já são conhecidas e o candidato já tem uma resposta pronta.

4 - Requisitos
As competências necessárias para o cargo precisam estar bem definidas. Caso isso não aconteça, é possível que você acabe fazendo contratações equivocadas e que agreguem pouco ou nenhum valor para a empresa.
Shutterstock

5 - Explique a vaga
É preciso deixar bem claro para o candidato a sua função caso seja contratado. Quanto mais específico sobre esse assunto, melhor. Benefícios também precisam ser bem explicados aos futuros funcionários.

6 - Roteiro
Não é recomendado usar um roteiro de perguntas em entrevistas. Ou caso use, não fique atrelado apenas às perguntas que estão lá, caso surja outros questionamentos, sempre os faça.


*Fonte: Forbes

Tópicos relacionados