Fernanda Cordeiro   |   04/07/2016 10:45

Torne-se um líder em sua empresa com oito sugestões

Cursos sobre liderança e ouvir os funcionários são os boas maneiras de liderar

Shutterstock
Ser líder na sua empresa não significa saber de tudo, necessariamente. Pelo contrário, os melhores líderes criam seu próprio caminho e descobrem a melhor forma para gerenciar pessoas e tarefas.

Caso sua posição de liderança seja recente veja algumas dicas sobre como se desenvolver e melhorar os rendimentos da empresa.

1- OUÇA SUA EQUIPE
Alguns dos melhores líderes são conhecidos por darem voz aos seus colaboradores. Ter uma boa relação com os funcionários é uma ótima forma de receber um feedback sobre suas ações de liderança.

2- COMPARTILHE CRESCIMENTO
Se quer aprender, ensine. Essa é uma das melhores táticas para crescer intelectual e pessoalmente. Ao agir dessa maneira você transmite conhecimento e com certeza acaba aprendendo coisas novas com os outros funcionários da empresa.

3- MANTENHA O EQUILÍBRIO
Um bom líder sabe balancear o lado emocional e o racional. É preciso equilibrar suas ações, afinal ninguém quer um líder racional demais que só pensa em resultados. É importante saber lidar e compreender também o lado dos funcionários.

Shutterstock
4- TENHA UM TUTOR
Ser um líder sem ninguém para te orientar, inspirar e até mesmo aconselhar é um grande desafio. Procure profissionais inspiradores e dispostos a te ajudar a crescer profissionalmente.

5- OBSERVE, LEIA E APRENDA
O exercício da liderança é uma habilidade necessária para ser aprendida. Um modo comum de desenvolver suas características de líder é se comparar com chefes bons e ruins ao longo de sua carreira. Livros e aconselhamento com coachings também podem ajudar.

6- REFLITA
Uma boa maneira de analisar o resultados de suas ações e saber se elas foram boas ou ruins. Além disso, as reflexões podem ajudar a saber até mesmo o porquê de suas ações de marketing ou de alum outro tipo não deram certo e o que precisa ser mudado.
Shutterstock

7- TREINAMENTOS
Diversas empresas oferecem cursos sobre liderança e apresentam as mais diversas técnicas sobre como liderar uma equipe. Por mais que não sejam usadas agora, no futuro poderão ser proveitosas no futuro.

8- PESQUISE IDEIAS INOVADORAS
Para não cair no clichê da liderança, procure sempre em sites, livros e organizações de inovação novas ideias para a empresa.


*Fonte: Forbes

Tópicos relacionados