Diego Verticchio   |   18/10/2016 13:09

Vendas por WhatsApp? Especialista aponta tendências

Os millennials estão dominando o mundo das viagens. Segundo uma pesquisa que será divulgada em breve pela Mapie Consultoria, essa geração, nascida nos anos 1980, representam 19% da população brasileira (cerca de 38 milhões de pessoas), geraç&a


Marluce Balbino
Carolina Sass de Haro, da Mapie, aponta tendências para o futuro
Carolina Sass de Haro, da Mapie, aponta tendências para o futuro


Os millennials estão dominando o mundo das viagens. Segundo uma pesquisa que será divulgada em breve pela Mapie Consultoria, essa geração, nascida nos anos 1980, representam 19% da população brasileira (cerca de 38 milhões de pessoas), geração mais populosa. E também é a geração que mais consome viagens.

Por terem nascido num momento de abertura global e não terem vivenciado guerras nem o período da ditadura, esta geração quer conhecer novas fronteiras e por isso consome viagens. Numa escala global, mais de 70% desta geração já viajou para um outro país além daquele seu de origem.

“Além de viajarem mais, viajam com mais frequências e gastam mais. Uma pesquisa que fizemos no Brasil apontou que 63% viajaram em um final de semana ou feriado, enquanto que na geração mais velha apenas 37% fizeram este tipo de viagem”, explicou Carolina Sass de Haro, uma das diretoras das Mapie Consultoria durante evento do Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), no Rio de Janeiro.

Para aproveitar esta geração, Carolina Sass de Haro apontou três tendências para um futuro breve e lembrou aos hoteleiros presentes que quem se adaptar as novas realidades vão ganhar cada vez mais espaço com estes novos viajantes. Veja abaixo:

Curadoria de viagens
“Imagina que uma pessoa para planejar uma viagem precisa entrar em diversos sites, fazer horas de pesquisa e sem saber se aquela fonte de consulta é confiável. O curador se preocupa em fazer toda esta pesquisa, além de conhecer muito bem de um determinado destino ou região. Não dá para saber de tudo, é preciso se especializar”, afirmou a diretora da Mapie dando como exemplos blogueiros de viagens. “Pessoas seguem os blogueiros porque se identificam com o perfil e confiam no que eles falam”, complementou.

Vendas por mensagens
“Já é uma realidade. Hoje o passageiro se comunica com seu agente de viagens através de WhatsApp ou algum outro aplicativo de mensagens. No futuro e isso já acontece em alguns mercados, vai haver transição através deste aplicativo. Já existem diversas plataformas para concluir uma venda através do WhatsApp”.

Novas experiências
“Antes de se decidir sobre um destino, ele vai experimentar. Como? Através das inúmeras ferramentas disponíveis, uma delas são os óculos de realidade virtual aumentada. O passageiro pode experimentar um destino como se estivesse lá. Já existem agências de viagens que trabalham com este tipo de ferramenta e isso é o futuro”, afirmou dando como exemplo o destino Austrália, que mantém no Youtube uma série de vídeos.

Tópicos relacionados