Renato Machado   |   09/11/2016 17:51

4 Estados liberam uso recreativo da maconha nos EUA

Os Estados de Califórnia, Maine, Massachusetts e Nevada votaram, nas eleições desta terça-feira, a favor da liberação do uso recreativo da maconha, atingindo assim mais de um quinto da população norte-americana. Outras regiões tamb&

Os Estados de Califórnia, Maine, Massachusetts e Nevada votaram, nas eleições de ontem (9), a favor da liberação do uso recreativo da maconha, atingindo assim mais de um quinto da população norte-americana. Outras regiões também tiveram referendos similares, definindo a permissão para o uso medicinal da erva.

Além de apontar representantes para os poderes legislativo e executivo, as eleições nos Estados Unidos também são palco para os eleitores tomarem decisões em questões que afetam seus próprios cotidianos. Neste ano, a liberação do uso da maconha esteve em pauta em nove estados.

Com as adesões desta eleição, o número de norte-americanos que vivem sob leis que permitem o uso recreativo da maconha subiu para cerca de 68 milhões (ou 21% da população dos Estados Unidos). Antes, com a erva liberada apenas no Alasca, Colorado, Oregon, Washington e Distrito de Columbia, essa população era de somente 18 milhões de pessoas. Dentre os cinco Estados que consultaram suas populações, Arizona foi o único a não passar a lei.

Flórida, Dakota do Norte, Montana e Arkansas também autorizaram a liberação da maconha, porém restringindo a utilização para fins medicinais – como já fazem outros 25 estados naquele país.

As leis que abordam o uso da maconha de forma recreativa variam de Estado para Estado. Porém, em geral, a permissão para venda e consumo da erva se assemelha ao de bebidas alcoólicas ou cigarro – para maiores de 21 anos, em locais pré-determinados, com impostos altos.

EFEITOS NO TURISMO

No Turismo, a discussão ainda é grande sobre os efeitos da liberação. Não se sabe ao certo se a liberação da maconha recreativa afasta ou atrai mais turistas. No entanto, tais dúvidas deverão se sanar nos próximos anos, já que agora a marijuana terá mercado aberto em grandes destinos turísticos como Los Angeles e Las Vegas.

Apesar de passada a lei, cabe a órgãos locais se adequarem às novas normas e regularem a venda do "novo produto". Portanto, apesar de liberada a maconha nos Estados citados, a compra de fato da erva ainda deve demorar alguns meses neste locais.

Tópicos relacionados