Roberta Queiroz   |   14/11/2016 10:22

Guru do bilionário Jorge Lemann ensina a driblar à crise

Engana-se quem acredita que bilionários tomam decisões sem consultar terceiros. Jim Collins, por exemplo, é o consultor de Jorge Lemann, controlador do Burger King, fundador da Ambev, investidor do Snapchat, de bancos, entre outros. Collins vendeu 10 milhões de livros ve

Engana-se quem acredita que bilionários tomam decisões sem consultar terceiros. Jim Collins, por exemplo, é o consultor de Jorge Lemann, controlador do Burger King, fundador da Ambev, investidor do Snapchat e de bancos, entre outros. Extremamente respeitado no meio empresarial, Collins também já vendeu 10 milhões de livros.

Reprodução/Jim Collins
Collins mantem relações de consultoria com Leeman há 30 anos
Collins mantem relações de consultoria com Leeman há 30 anos

O guru, que também atende os sócios de Leeman, deu algumas dicas para os empresários brasileiros vencerem o cenário de instabilidade econômica ao longo da edição do HSM Expo deste ano. Para ele, é necessário criar alternativas aos projetos com base em evidências e ser fanático por disciplina e produtividade para que o ritmo seja ditado pela companhia e a solução de problemas seja antecipada. "Embora tudo esteja em mudança, é preciso manter a disciplina firme. E seguir a intensidade e ritmo determinados pela própria empresa, não pelas condições externas."

A ideia de que a crise deve servir como aprendizado também integrou o discurso de Collins. “É preciso confrontar os fatos como são. O otimista fala sempre que o futuro vai ser melhor. O outro enfrenta os fatos, na brutalidade. As empresas do futuro enfrentam a brutalidade friamente. E assim, no final, podemos dizer que este é um momento definitivo, de mudança”, incentivou.

Tópicos relacionados