Brunna Castro   |   31/01/2017 20:11

Até novembro, 1,8 mi de empresas foram abertas no País

Entre janeiro e novembro de 2016, mais de 1,8 milhão de empresas foram criadas no Brasil, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas.

Pixabay
Entre janeiro e novembro de 2016, mais de 1,8 milhão de empresas foram criadas no Brasil, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas. Trata-se do maior número para o período desde 2010 e uma alta de 0,2% em relação ao registrado nos onze primeiros meses de 2015.

A grande maioria, entretanto (1,4 milhão), é de microempresas individuais (MEI), que sinalizam a criação de empresas apenas para as pessoas se manterem no mercado de trabalho recebendo seus salários dessa forma ou para prestar serviços de forma autônoma. O faturamento máximo de uma MEI é de R$ 60 mil ao ano.

Em novembro, no entanto, houve queda de 4,4% nos novos empreendimentos em relação ao mês anterior. O indicador da Serasa Experian indicou a criação de 152,9 mil empresas - número menor que o total de quase 160 mil registrado em outubro de 2016.

O setor de serviços continua sendo o mais procurado pelos novos empreendedores, uma vez que, no período analisado, 62,6% do total de novas empresas surgiram neste segmento. Na sequência, aparecem empresas comerciais (com 28,8% do total) e o setor industrial (8,3%).

De acordo com os economistas da Serasa Experian, apesar de o período avaliado representar um número recorde de novas empresas criadas no País - por conta do chamado "empreendedorismo de necessidade", que acontece como consequência ao encerramento de vagas formais no mercado -, é possível determinar a tendência de desaceleração na criação de novos negócios.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Brunna Castro

Brunna Castro tem 1010 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS