Leonardo Ramos   |   24/01/2017 15:03

Trump decreta saída dos EUA da Parceria Transpacífico

Quatro dias após assumir presidência dos Estados Unidos, Trump confirma expectativa e retira o país norte-americano do Acordo Transpacífico de Cooperação Econômica, o TPP

Gage Skidmore/Flickr
Donald Trump confirma política econômica dura, e retira EUA do TPP
Donald Trump confirma política econômica dura, e retira EUA do TPP
Em seu quarto dia na presidência dos Estados Unidos, Donald Trump confirmou algo que já era esperado desde sua eleição: a saída do país norte-americano do Acordo Transpacífico de Cooperação Econômica, o TPP. O presidente assinou ontem (23) ordem executiva decretando a saída do país do tratado.

O acordo, elaborado por Barack Obama, eliminaria a maioria das barreiras comerciais entre os EUA e 11 países: Japão, Canadá, México, Austrália, Vietnã, Malásia, Peru, Chile, Brunei, Cingapura e Nova Zelândia. O ex-presidente, porém, falhou em suas duas administrações nas tentativas de fazer o acordo ser ratificado pelo congresso.

A decisão de Trump, que já havia classificado o acordo comercial como um “potencial desastre”, foi apenas mera formalidade, já que o congresso, dominado por republicanos, provavelmente não aprovaria a iniciativa; porém, serviu para sinalizar que o duro discurso de Trump a respeito da política comercial americana, feito durante a campanha, está para ser cumprido.

“Essa ação abrupta e prematura da administração de Trump deixa o mundo em alerta, demonstrando que a economia tradicional americana e suas alianças políticas comerciais estão abertas para reavaliação e renegociação” afirmou Eswar Prasad, professor de política comercial da Universidade de Cornell para o Washington Post; “o acordo pode ter um impacto negativo à longo prazo na capacidade dos Estados Unidos de manter sua influência e liderança nos assuntos econômicos e políticos mundiais”, concluiu o professor.

“O que nós queremos é um comércio justo” defendeu Trump, afirmando que o governo americano vai “tratar os países de forma justa, mas eles também têm que nos tratar de forma justa”.


*Fonte: The Washington Post

conteúdo original: http://wapo.st/2ja0bGx

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS