Brunna Castro   |   24/02/2017 14:15

Hoteleiros montam estratégia para enquadrar Airbnb

Em reunião que aconteceu na última terça-feira (21), o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, e representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Asso

Pixabay
Em reunião que aconteceu na última terça-feira (21), o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, e representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Resorts (ABR) e do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) debateram a regulamentação de plataformas eletrônicas de hospedagem, como o Airbnb.

De acordo com a entidade, o grupo também abordou as "estratégias de atuação das entidades ligadas à hotelaria nacional para conter a concorrência desleal de sites como o Airbnb, que operam com custos infinitamente mais baixos, uma vez que não arcam com impostos por suas atividades".

O grupo definiu três primeiras ações conjuntas que serão tomadas sobre a questão:

  • o "encaminhamento de um documento ao ministro do Turismo, Marx Beltrão, e ao presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, solicitando um posicionamento formal dos órgãos quanto à realização de parcerias ou acordos de cooperação firmados com empresas em situação ilegal no País";
  • levar o "assunto ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, à Secretaria da Receita Federal e à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional para mostrar que a atividade do Airbnb no País, da forma como vem sendo exercida, causa prejuízos não somente à hotelaria, mas também aos cofres do governo, por ser uma atividade comercial não-tributada"
  • "audiências com os prefeitos de cinco municípios considerados estratégicos (Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre) e, depois disso, encaminhar "a pauta junto à Federação Nacional de Prefeitos e à Associação Nacional dos Prefeitos e Vice-Prefeitos (ANPV)".

LEGISLATIVO
A FBHA também tem atuado no âmbito legislativo. Neste mês, o gerente jurídico da FBHA, Ricardo Rielo, esteve reunido com a senadora Ana Amélia (PP-RS) e discutiu a necessidade de regulamentar a atividade das plataformas digitais e promover segurança jurídica às empresas formais. A senadora, que deixará a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, e, consequentemente, a relatoria do Projeto de Lei que atualiza o regime de locação de imóveis para temporada, deverá ser substituída por Antônio Anastasia.

Em relação ao PL, a FBHA espera que a proposição final inclua a necessidade de cadastro do proprietário de imóvel no sistema que legaliza os prestadores de serviços turísticos no País, o Cadastur.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Brunna Castro

Brunna Castro tem 1010 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS