Leonardo Ramos   |   16/02/2017 12:59

Serasa: economia recua 3,6% e volta a patamar de 2010

Com uma queda de 3,6%, a atividade econômica brasileira termina ano no mesmo nível de 2010; setor de serviços caiu menos que em 2015

Ken Teegardin/Flickr
Após a queda de 0,4% no PIB mensal em dezembro, o ano terminou com um recuo total de 3,6% na atividade econômica brasileira, segundo divulgação do indicador Serasa Experian. A perda na economia acontece um ano depois da queda de 3,8% registrada em 2015, sendo que os resultados, somados, levaram a economia brasileira a retornar ao patamar de atividade de 2010.

Entre os segmentos, o setor de serviços teve um desempenho menos negativo em 2016, com queda de 2,4% em comparação a 2015. Já a indústria exibiu retração de 3,9% no ano passado.

Entre os elementos que pesaram negativamente sobre a atividade econômica no ano passado, a Serasa elencou as turbulências políticas, que culminaram no processo de impeachment, deterioração do quadro fiscal, quebra de safra por fatores climáticos, juros altos para se desinflacionar a economia e níveis ainda baixos de confiança de empresários e consumidores no mercado.

Confira tabela com os resultados de avaliação do Serasa Experian nos três últimos meses de 2016, divididos por setor:


Divulgação Serasa Experian

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS