Bruna Murback   |   03/03/2017 20:02

Embratur terá ações para impulsionar turismo catarinense

Os vizinhos latinos Argentina, Chile e Uruguay são os principais emissores de turistas para Santa Catarina, aponta pesquisa 

Marluce Balbino
O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz
O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz
A fim de discutir ações de promoção do Estado de Santa Catarina na América do Sul, o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, se reuniu nesta quinta-feira (2) com integrantes da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), junto de entidades do trade turístico catarinense.

Segundo o presidente, a proximidade e a conectividade são dois critérios para ampliar a oferta dos destinos catarinenses. Porém, é necessário promover parcerias para aumentar o fluxo de visitantes, especialmente dos países vizinhos. O posicionamento foi confirmado pelo secretário da SOL, Leonel Pavan, que também aposta na “busca de parcerias para o fortalecimento do setor no atual cenário de crise e de cortes orçamentários”.

“O Brasil tem o maior potencial do mundo para o Turismo, o que inclui o Sul do País. É preciso que sejam derrubadas de uma vez por todas as barreiras dos visitantes do Exterior pra cá. Por isso, a necessidade da criação de uma agência moderna, capaz de investir, contar com parcerias e captar mais turistas. O Mais Turismo, programa do governo federal, propõe fazer reformas no Turismo para que o Brasil se modernize, para que os brasileiros desse setor possam ganhar mais, sejam mais produtivos e para que tenhamos mais resultados e perspectivas”, defendeu Vinicius Lummertz.

Durante a ocasião, a consultora de Inteligência Turística, Gisele Lima, apresentou dados de uma recente pesquisa da Embratur sobre os mercados sul-americanos, e apontou um potencial grande de crescimento na emissão de turistas, sobretudo da Argentina, Uruguai e Chile para Santa Catarina. A análise apontou uma tendência de aumento do e-commerce no setor turístico, com cada vez mais consumidores definindo suas compras pela internet e redes sociais. “Mais de 70% dos visitantes sul-americanos que vem para o Brasil não utilizaram agências físicas de viagens, e sim as buscas virtuais”, ressaltou a consultora.

Ainda, dentre os participantes, estavam o secretário-adjunto da SOL, Francisco dos Anjos; o presidente da Santur, Valdir Walendowski; o presidente do Conselho Estadual de Turismo, Rogério Siqueira; o secretário de Turismo de Florianópolis, Vinícius de Lucca; e o secretário-adjunto de Turismo de Balneário Camboriú, Nelson Oliveira; além de diversos representantes de entidades ligadas ao setor em Santa Catarina.

INFORMAÇÕES DE MERCADO
Argentina, Peru, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Uruguai foram os mercados sul-americanos nos quais a Embratur atuou fortemente no último ano. Na Argentina, por exemplo, foram realizadas 14 capacitações em parceria com companhias aéreas brasileiras, operadoras e agências de viagens argentinas. No total, mais de 230 profissionais, entre agentes de viagens, gerentes e funcionários de setores de vendas das empresas foram capacitados para comercializar os melhores destinos brasileiros no País.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Bruna Murback

Colaboração para o Portal PANROTAS

Bruna Murback tem 346 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!