Ana Luiza Tieghi   |   22/05/2017 17:29

Projeção de inflação para 2017 cai pela 11ª vez seguida

A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 3,93% para 3,92%, de acordo com o boletim Focus, publicação elaborada todas as semanas pelo Banco Central. Foi a 11ª vez seguida neste ano que o mercado financeiro reduziu a proje&cce

A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 3,93% para 3,92%, de acordo com o boletim Focus, publicação elaborada todas as semanas pelo Banco Central. Foi a 11ª vez seguida neste ano que o mercado financeiro reduziu a projeção de inflação.

A projeção está abaixo do centro da meta para este ano, que é 4,5%. A meta tem ainda limite inferior de 3% e superior de 6%. Para 2018, a estimativa caiu de 4,36% para 4,34%, no segundo ajuste seguido.

A projeção de instituições financeiras para o crescimento do PIB permanece em 0,5% este ano e em 2,5% para 2018. Para as instituições financeiras, a Selic, taxa básica de juros, encerrará 2017 e 2018 em 8,5% ao ano.

Atualmente, a Selic, que é um dos instrumentos usados para influenciar a atividade econômica e a inflação, está em 11,25% ao ano. Quando o Copom aumenta a Selic, a meta é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços, pois os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Já quando o Copom diminui os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação.


*Fonte: EBC

conteúdo original: bit.ly/2q3YbrF

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Ana Luiza Tieghi

Ana Luiza Tieghi tem 347 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS