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Raphael Silva   |   31/07/2017 13:55

Como lidar com as reclamações no ambiente de trabalho?

Psicóloga e coach Iaci Rios destaca como o comportamento negativo de funcionários pode resultar em menos rendimento


Dreamstime
Insatisfações no ambiente de trabalho podem contaminar a todos
Insatisfações no ambiente de trabalho podem contaminar a todos

Um estudo publicado recentemente pela Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, e da Leeds School of Business, dos Estados Unidos, mostra que as reclamações de funcionários podem contaminar o ambiente de trabalho e diminuir o engajamento das equipes.

Os pesquisadores pediram a um grupo de mais de 100 funcionários de empresas que relatassem problemas encontrados no trabalho ou fora dele, desde travamento de um computador, erros de cálculo ou de planejamento, conflitos com colegas ou chefes, até excesso de trânsito. Ao fim da pesquisa, o resultado mostrou que pessoas com menos "espírito esportivo" sofreram mais com os efeitos dos eventos negativos.

De acordo com a psicóloga, coach e diretora do IMR Iaci Rios, alguns de nós, ao enfrentar um problema ou acontecimento desagradável, podemos reagir pensando em formas de acabar com esta situação negativa e empenhar todas as nossas energias para esse fim. Assim, o futuro deixa de existir e acabamos mergulhando mais a fundo no problema. É aí que entra o papel do líder.

"O gestor vem sendo cobrado cada vez mais para liderar essas diferenças e ajudar seu time a 'virar a chave' para um bem-estar maior, pois isso gera mais motivação, mais engajamento e mais felicidade no ambiente de trabalho", afirma Iaci.

A psicóloga acredita no poder dos líderes para mudar hábitos e melhorar o rendimento de uma equipe, mas avisa que não são todos os que conseguem assumir essa responsabilidade. "Nem sempre o gestor está preparado para fazer esse papel ou virar sua 'própria chave' se for também do tipo que reclama", disse.

Veja abaixo três dicas básicas para lidar com as reclamações no trabalho:

  1. Trazer segurança para a equipe e dar exemplo
    Ao invés de fazer com que os funcionários se intimidem com a sua presença, encoraje-os para que consigam buscar o sucesso profissional aliados a você. Lembre-se de que sempre estará sendo observado e, na maioria das vezes, seguidos por seus empregados.

  2. Fazer perguntas e pedir conselhos
    Um líder aberto a questionamentos e disposto a ouvir seus seguidores cria uma relação de confiança. Isso faz com que haja menos insatisfação e, com isso, menos reclamações no ambiente.

  3. Recompensar bom desempenho
    Um bom líder sabe reconhecer os esforços da equipe. Diante disso, recompensas podem estimular todos a buscarem os melhores resultados em vez de optarem por reclamar sem tentar uma solução.

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