Rafael Faustino   |   10/08/2017 15:41

Sebrae: convênio com Airbnb está em ''processo de análise''

O Sebrae explicou como funcionaria a iniciativa, que teria um período de testes no Rio de Janeiro e em Bonito (MS)

Continua em debate o convênio, polêmico antes mesmo de ser efetivado, entre Sebrar e Airbnb, visando fomentar pequenos negócios no entorno das residências cadastradas na plataforma. Após o Airbnb tecer duras críticas à ABIH, entidade que pressionou pelo cancelamento do acordo, e pedir que o Sebrae desse explicações públicas sobre a situação do projeto, o serviço de apoio a micro e pequenos empresários se manifestou hoje, dizendo que o convênio está em "processo de análise, visando estabelecer a melhor forma de integração entre o setor turístico tradicional e as inovações digitais".

Após muita especulação a respeito do conteúdo da parceria, que foi trazida a público pela própria ABIH antes que fosse oficializada, o Sebrae explicou como funcionaria a iniciativa, que teria um período de testes no Rio de Janeiro e em Bonito (MS): "A ideia original do convênio suspenso era testar em alguns bairros no Rio de Janeiro - RJ e em Bonito - MS um modelo de capacitação de 500 (quinhentos) empresários de micro e pequenas empresas localizadas no entorno das acomodações vinculadas ao Airbnb e na sua integração aos respectivos anfitriões, que passariam a divulgar aos turistas hospedados a rede de micro e pequenas empresas mapeadas na região", explica, em nota, a diretoria executiva do órgão.

O Sebrae reforçou ainda o que já havia dito em nota enviada ao Portal PANROTAS na semana passada, quando o acordo foi revelado: não está previsto o repasse de verbas para o Airbnb e nem o atendimento aos anfitriões da plataforma. Refutando, assim, a tese de que dinheiro público seria investido em um serviço que a ABIH e outras entidades tradicionais do Turismo consideram ilegal. "Essa não é uma iniciativa isolada do Sebrae para o setor de turismo. Encontram-se em execução ou em negociação projetos e parcerias para o fomento e promoção das micro e pequenas empresas da cadeia do turismo envolvendo a aplicação de mais de R$ 100 milhões até 2018", diz a nota.

CRÍTICA AO AIRBNB
Apesar de ser parte interessada no acordo, o Sebrae criticou a forma como seu eventual parceiro recebeu a suspensão do próprio. "A campanha promovida pelo Airbnb nas redes sociais e por intermédio do envio maciço de e-mails, inclusive – surpreendentemente - até para o cadastro de usuários dos serviços, com o objetivo de questionar a decisão adotada pelo Sebrae, não contribui para que as soluções já mencionadas sejam encontradas e as discussões sobre o assunto retomadas", disse o serviço.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Rafael Faustino

Colaboração para o Portal PANROTAS

Rafael Faustino tem 1223 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!