Leonardo Ramos   |   23/11/2017 13:13

Embratur vai promover enoturismo no Exterior

Vinicius Lummertz se reuniu com deputados federais nesta quarta (22) para definir metas e modos de promover o Turismo de vinhos no exterior

Divulgação Embratur
Vinicius Lummertz, presidente da Embratur, firmou ações para o enoturismo com os deputados Afonso Hamm e Herculano Passos
Vinicius Lummertz, presidente da Embratur, firmou ações para o enoturismo com os deputados Afonso Hamm e Herculano Passos
A Embratur deve assinar um acordo de cooperação técnica com o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) voltado para a criação de um cronograma de atividades ligadas ao segmento de enoturismo no País. A ação, segundo comunicado da entidade, busca potencializar a divulgação das regiões produtoras de vinho como destinos turísticos, aptos a receberem visitantes nacionais e internacionais.

Além de firmar a parceria com o instituto, a Embratur recebeu, nesta quarta (22), o apoio da Frente Parlamentar de Defesa da Valorização da Produção Nacional da Uva, Vinho, Espumante e Derivados do Congresso Nacional. O presidente da entidade, Vinicius Lummertz, se reuniu com os deputados federais Afonso Hamm, presidente da Frente Parlamentar, e Herculano Passos, coordenador de Enoturismo da frente, e durante o encontro os três teriam debatido desafios e metas para desenvolver o Turismo nas vinícolas brasileiras.

DEMANDA INTERNACIONAL
Para Lummertz, um dos caminhos seria criar uma marca para o vinho brasileiro no Exterior, e a partir disso desenvolver estratégias de divulgação para potenciais mercados; um deles, inclusive, seria "Londres, capital da Inglaterra, que produz pouco a bebida e tradicionalmente é aberta a multiculturas", afirmou a Embratur em comunicado.

“O grupo de trabalho pode gerar ações concretas como a realização de workshops entre produtores e operadoras de Turismo que comercializam rotas turísticas de vinhos, além da criação de um hotsite e publicações sobre o segmento, que tem um potencial em ascensão no país”, explicou Lummertz.
Divulgação Embratur
Vinicius Lummertz fechou parceira com os deputados nesta quarta (22)
Vinicius Lummertz fechou parceira com os deputados nesta quarta (22)

Segundo o deputado Herculano Passos, que é também presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, países como França, Itália e Portugal recebem milhares de turistas que apreciam vinhos e buscam roteiros específicos para isso, uma demanda que deve ser melhor aproveitada nas vinícolas brasileiras.

“No Brasil, também temos esses roteiros de enoturismo, mas precisamos que o mundo saiba disso e venha conhecer mais essa possibilidade de Turismo brasileiro. E ninguém melhor do que a Embratur para nos ajudar nessa promoção, uma vez que essa é sua especialidade”, afirmou, defendendo a parceira firmada.

“Temos potencial relevante a desenvolver neste segmento, e as regiões produtoras de vinhos podem gerar resultados para o Turismo e para economia nacional, com a atração de turistas internacionais”, finalizou o deputado Afonso Hamm.

Tópicos relacionados