Janize Colaço   |   13/12/2017 13:49

Acordo Mercosul-União Europeia pode ser firmado em 2018

Já são mais de 20 anos em que a União Europeia e o Mercado Comum do Sul (Mercosul) ensaiam um acordo.

Pixabay
Já são mais de 20 anos em que a União Europeia e o Mercado Comum do Sul (Mercosul) ensaiam um acordo. Apesar disso, a assinatura, que poderia estar próxima de ser concretizada, foi adiada para o início do ano que vem. Até ontem (12), a ideia dos dois blocos era anunciá-lo em Buenos Aires, no encerramento da 11ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), hoje ou, no mais tardar, no dia 21 de dezembro, em Brasília.

O objetivo, segundo os negociadores, era dar uma sinalização aos 164 países-membros da OMC de que os dois blocos regionais estão comprometidos com a liberalização do comércio, em um momento de ressurgimento do protecionismo em todo o mundo.

Marcos Corrêa / Agência Brasil
Os dois blocos pretendiam anunciar o acordo comercial até o encerramento da 11ª Reunião Ministerial da Organização Mundial do Comércio, em Buenos Aires.
Os dois blocos pretendiam anunciar o acordo comercial até o encerramento da 11ª Reunião Ministerial da Organização Mundial do Comércio, em Buenos Aires.
Ontem os dois blocos estiveram reunidos e parte das propostas levantadas acolhidas. Ainda assim, os negociadores europeus disseram que ainda não estavam prontos para dar uma resposta porque precisam de tempo para convencer o setor agrícola — que tem um peso político importante na Europa e resiste a qualquer abertura de seu mercado para produtos externos.

LIBERAÇÃO DO COMÉRCIO
A assinatura do acordo poderá ocorrer no início de 2018 e, apesar de mais um adiamento, realmente há o interesse de ambas as partes em o comércio entre os blocos. O acordo entre Mercosul e UE afetaria 90% do comércio entre os dois blocos. Essa etapa final das negociações coincide com uma mudança na política dos Estados Unidos.

Desde a posse de Donald Trump à presidência, há quase um ano, o estadunidense tem deixado claro que prefere negociações bilaterais às multilaterais, e que sua prioridade é defender os interesses norte-americanos.

Vale destacar que, nos anos 1990, as negociações entre a União Europeia e o Mercosul tiveram início como alternativa à Alca, um projeto dos Estados Unidos de integrar as economias das Américas que fracassou. Quando a Alca deixou de existir, as negociações entre UE e Mercosul foram paralisadas e só foram retomadas em 2010.


*Fonte: Agência Brasil

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS