Artur Luiz Andrade   |   06/04/2015 22:51

CVC cresce mais em agências que nas lojas próprias

As vendas da CVC nos três primeiros meses do ano somaram R$ 1,27 bilhão, aumento de 11,3% em relação ao mesmo período de 2014. A surpresa foi o desempenho das chamadas agências de viagens independentes, cujas vendas na CVC caíram em 2014.

As vendas da CVC nos três primeiros meses do ano somaram R$ 1,27 bilhão, aumento de 11,3% em relação ao mesmo período de 2014. A surpresa foi o desempenho das chamadas agências de viagens independentes, cujas vendas na CVC caíram em 2014. Os agentes independentes venderam R$ 207,6 milhões em produtos CVC no período, aumento de 8,5%. Um incremento maior neste trimestre que o das vendas nas mesmas lojas, que ficou em 6,4% (contra 13,2% no primeiro trimestre de 2014). A CVC afirma que esse resultado das agências multimarcas é fruto do trabalho da equipe dedicada a atender esse segmento.

As lojas exclusivas CVC lideram em faturamento, totalizando R$ 998 milhões, ou aumento de 11,3%. Mas essa conta inclui as novas lojas abertas em 2014 e 2015, enquanto a comparação de mesmas lojas leva em conta apenas lojas que já existiam no primeiro trimestre de 2014.

O total de lojas exclusivas aumentou de 814 nos três primeiros meses de 2014 para 919 este ano. Porém, apenas cinco lojas foram abertas em 2015 (em 2014 foram 120). A CVC promete retomar a aceleração de abertura de lojas, inaugurando pelo menos 100 durante todo o ano (e passando a mágica marca de mil lojas).

A venda on-line também teve crescimento menor frente a anos anteriores e fechou em R$ 63,2 milhões (+17,5%).

A CVC analisa que o crescimento das reservas confirmadas “resultou principalmente do aumento de preços (fornecedores ajustando preços de acordo com inflação de custos), com menor proporção do crescimento do volume de passageiros”. “Dado o cenário econômico brasileiro mais desafiador, observamos várias promoções realizadas pelos fornecedores no 1T15 (tanto de companhias aéreas quanto de hotéis), o que ocasionou uma redução de preços de aproximadamente 7% e um forte crescimento do volume de passageiros de aproximadamente 20%”. A CVC afirma que não houve impacto nas suas margens.

EMBARQUES
As reservas embarcadas aumentaram 15,8% no 1T15 em comparação ao 1T14 (período no qual as reservas embarcadas cresceram 18,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior), atingindo R$ 1,5 bilhão.

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