Artur Luiz Andrade   |   06/04/2015 22:51

CVC cresce mais em agências que nas lojas próprias

As vendas da CVC nos três primeiros meses do ano somaram R$ 1,27 bilhão, aumento de 11,3% em relação ao mesmo período de 2014. A surpresa foi o desempenho das chamadas agências de viagens independentes, cujas vendas na CVC caíram em 2014.

As vendas da CVC nos três primeiros meses do ano somaram R$ 1,27 bilhão, aumento de 11,3% em relação ao mesmo período de 2014. A surpresa foi o desempenho das chamadas agências de viagens independentes, cujas vendas na CVC caíram em 2014. Os agentes independentes venderam R$ 207,6 milhões em produtos CVC no período, aumento de 8,5%. Um incremento maior neste trimestre que o das vendas nas mesmas lojas, que ficou em 6,4% (contra 13,2% no primeiro trimestre de 2014). A CVC afirma que esse resultado das agências multimarcas é fruto do trabalho da equipe dedicada a atender esse segmento.

As lojas exclusivas CVC lideram em faturamento, totalizando R$ 998 milhões, ou aumento de 11,3%. Mas essa conta inclui as novas lojas abertas em 2014 e 2015, enquanto a comparação de mesmas lojas leva em conta apenas lojas que já existiam no primeiro trimestre de 2014.

O total de lojas exclusivas aumentou de 814 nos três primeiros meses de 2014 para 919 este ano. Porém, apenas cinco lojas foram abertas em 2015 (em 2014 foram 120). A CVC promete retomar a aceleração de abertura de lojas, inaugurando pelo menos 100 durante todo o ano (e passando a mágica marca de mil lojas).

A venda on-line também teve crescimento menor frente a anos anteriores e fechou em R$ 63,2 milhões (+17,5%).

A CVC analisa que o crescimento das reservas confirmadas “resultou principalmente do aumento de preços (fornecedores ajustando preços de acordo com inflação de custos), com menor proporção do crescimento do volume de passageiros”. “Dado o cenário econômico brasileiro mais desafiador, observamos várias promoções realizadas pelos fornecedores no 1T15 (tanto de companhias aéreas quanto de hotéis), o que ocasionou uma redução de preços de aproximadamente 7% e um forte crescimento do volume de passageiros de aproximadamente 20%”. A CVC afirma que não houve impacto nas suas margens.

EMBARQUES
As reservas embarcadas aumentaram 15,8% no 1T15 em comparação ao 1T14 (período no qual as reservas embarcadas cresceram 18,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior), atingindo R$ 1,5 bilhão.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18732 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.