Maria Eduarda   |   08/10/2017 16:45

Estratégia para vender: os treinamentos da Flytour Viagens

Operadora realiza diversas capacitações aos agentes de viagens

Atenta à necessidade de capacitar as agências de viagens parceiras para incrementar as vendas, a Flytour Viagens tem investido em treinamentos. Em 2017, a empresa deve bater recorde de capacitação de profissionais. O objetivo é realizar cerca de 150 encontros e alcançar quatro mil profissionais em todo o Brasil.

Jhonatan Soares
O gerente de treinamento e SAC da operadora, Ronaldo Faria
O gerente de treinamento e SAC da operadora, Ronaldo Faria
"O agente de viagens tem uma função que considero muito importante e ao mesmo tempo muito difícil. Ele vende desde Búzios até Nova Zelândia e, muitas vezes, é um cara que sequer subiu em um avião. A Flytour leva informação conhecimento e dicas de viagens para o profissional", afirma o gerente de treinamento e SAC da operadora, Ronaldo Faria.

Existem diversos formatos principais de treinamentos oferecidos pela Flytour Viagens. Para agências que estão começando e novas franquias, por exemplo, há treinamentos específicos das ferramentas da empresa, como portal e site.

Além disso, há capacitações para tratar exclusivamente de alguns destinos ou produtos, que são escolhidos, em geral, de acordo com a sazonalidade. "Por exemplo, vou treinar até abril e maio os produtos de Bariloche (Argentina) para vender em junho", explica Faria.

A operadora realiza ainda treinamentos exclusivamente sobre produtos da Flytour Viagens, que podem ser uma rápida apresentação de todo o catálogo ou uma explicação sobre um produto determinado vendido pela empresa.

PAPO FLY
Mais informal, o chamado Papo Fly reúne, em média, 15 pessoas entre agentes, fornecedores e executivos da Flytour Viagens. "A gente queria fazer com que agente conhecesse a estrutura da Flytour e ao mesmo tempo determinado produto ou destino", conta Faria.

O encontro acontece em São Paulo, Campinas, Belo Horizonte e Porto Alegre, onde a operadora tem atendimento e escritório. Em cerca de três horas, os profissionais têm oportunidade de aprender mais sobre a empresa.

FEIRÃO FLYTOUR
Especialmente para o Hiper Feirão de Viagens Flytour, este ano a empresa realizou quatro treinamentos em agosto, dois em Santos e dois em Campinas. Cerca de 250 agentes de viagens participaram de cada um dos dias de capacitação.

As cerca de 150 agências de viagens tiveram informações sobre todos os destinos e produtos que estariam presentes no evento. "Alguns produtos foram explicados pelos próprios fornecedores", diz Faria. O funcionamento do sistema já vinha sendo explicado ao longo do ano.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Por trás de toda a agenda de capacitações da operadora há um planejamento estratégico, para a escolha de produtos e destinos e seleção dos profissionais. Os agentes de viagens convidados são os que vendem para a operadora e os que não estão com bons resultados em determinado destino.

Após os treinamentos, os participantes respondem a uma pesquisa de satisfação e a operadora segue acompanhando as vendas para ver se houve melhora. "Tem todo o controle de Business Intelligence", destaca.

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