Karina Cedeño   |   06/11/2017 12:21

Kennedy Space Center lançará "viagem a Marte"; fotos

As novidades visam à educação de crianças e jovens

Karina Cedeño
O simulador de microgravidade de última geração é um dos destaques da nova Experiência de Treinamento de Astronauta
O simulador de microgravidade de última geração é um dos destaques da nova Experiência de Treinamento de Astronauta
FLÓRIDA (Estados Unidos) – Cada vez mais comprometido com a educação de crianças e jovens, o Kennedy Space Center está investindo na construção de uma nova Experiência de Treinamento de Astronautas (Astronaut Training Experience, ou ATX), localizada em seu complexo de visitantes.

A nova ATX dará aos participantes a oportunidade de treinar como um astronauta que se prepara para uma missão a Marte. O intuito é que o público também se envolva no programa espacial Orion, da Nasa, que tem como finalidade passar pela Lua e por Marte.

Com duração de cinco horas, o treinamento é dividido em três etapas: Missão de Lançamento, Vida e Trabalho no Espaço e Operações de Marte. Na primeira etapa, os visitantes participam do lançamento do foguete do Space Launch System (SLS) da Nasa. Enquanto uma parte do time fica nas cápsulas, a outra atua no centro controle de lançamento, revezando-se nas posições.

Já o grupo que participa de Vida e Trabalho no Espaço chega ao Planeta Vermelho por meio de um simulador de pouso em Marte e pode conduzir o Mars Rover (veículo explorador de Marte) até a base. Depois, fazem uma caminhada com realidade virtual em Marte, utilizando cenas reais do Planeta Vermelho que foram captadas e enviadas pelos Rovers que o visitaram. Por fim, eles podem viver uma experiência no simulador de microgravidade, movimentando-se e fazendo operações como plugar e desplugar equipamentos, lembrando que enquanto isso uma parte desse grupo atua no modelo do Mars Rover, aprendendo sobre os sistemas, laboratórios e outras funções.

Outra novidade é o programa Mars Base 1, que oferece aos visitantes a chance de "viver em Marte" por sete horas, enquanto realizam operações de base, utilizando ciência e engenharia reais. O treinamento começa no Centro de Operações, onde os participantes são treinados em operações básicas, usando quatro cenários diferentes.

Os aprendizes também trabalham no Life Science Lab plantando sementes, colhendo plantas e coletando e analisando dados como cientistas da Nasa. A próxima parada é o laboratório de engenharia, onde eles programam um robô para limpar uma célula solar. Antes de retornarem à Terra, uma refeição de astronautas é fornecida.

As novidades estão previstas para serem lançadas em meados de fevereiro do ano que vem e é interessante saber que tanto o ATX como o Mars Base 1 oferecem aos participantes a oportunidade de gravarem sua experiência em vídeo e acessarem essas gravações on-line, junto a um relatório sobre o desempenho de cada componente da missão.

Confira mais fotos dessas duas novidades no álbum abaixo.

O Portal PANROTAS viajou a convite do Kennedy Space Center Visitor Complex, com proteção GTA.

Tópicos relacionados