Vitor Ventura   |   31/10/2016 21:11

Confiança do consumidor cai em outubro, diz Fecomercio

Apurando mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo, o ICC demonstrou uma baixa de 0,9%, relativos ao mês de outubro. A queda pontual foi dos 107 pontos em setembro, para 106 em outubro. Apesar da queda, a marca ainda est

Shutterstock

Apurando mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (Fecomercio-SP), o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) teve queda de 0,9% em outubro. No índice que vai de zero a 200, o indicador saiu dos 107 pontos em setembro, para 106 neste mês. Apesar da queda, a marca ainda está acima dos 100 pontos, o que significa que o cenário ainda é de otimismo moderado. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma elevação de 19,4%.

A boa notícia fica por conta do aumento do Índice das Condições Atuais da Economia (ICEA), um dos subitens que compõem o ICC. Ele subiu 0,7% em outubro, em comparação com o mês passado, ao subir de 58,7 pontos para 59,1. Em comparação com outubro de 2015, o salto foi de 5,5%.

A queda do ICC em outubro foi motivada pela retração de 1,4% do Índice de Expectativa do Consumidor, relativa aos meses seguintes. Esse item caiu de 139,1, para 137,2 pontos neste mês, apesar do aumento de 24,1% sobre o ano passado. Na percepção dos consumidores com mais e menos de 10 salários mínimos, o primeiro grupo registrou alta de 4,5%, enquanto que o segundo foi pelo caminho oposto, com uma queda de 4,4%.

Os destaques positivos, segundo a Fecomercio-SP, foram a terceira alta consecutiva na avaliação dos consumidores em relação ao momento atual, e o fato de que pela primeira vez, desde janeiro de 2013, o ICEA superou a pontuação registrada no mesmo mês do ano anterior. Na avaliação da entidade, a retomada da confiança vem ocorrendo de forma gradual a partir da capacidade de reação mais consistente da atividade econômica no País.

Tópicos relacionados