Brunna Castro   |   01/12/2016 10:05

Brasil é 10º país com mais línguas faladas no mundo

A quantidade de línguas faladas no mundo está em constante fluxo. Trata-se de um elemento vivo e dinâmico, que muda na mesma velocidade com que as comunidades que as falam são alteradas no mundo globalizado de hoje. Um estudo produzido pelo site Ethnologue – um cat&

A quantidade de línguas falados no mundo está em constante fluxo. Trata-se de um elemento vivo e dinâmico, que muda na mesma velocidade com que as comunidades que as falam são alteradas no mundo globalizado de hoje. Um estudo produzido pelo site Ethnologue – um catálogo de línguas de todo o planeta – apontou que existem hoje 7.097 línguas faladas em todo o mundo. Muitas delas, no entanto, se unem em um mesmo país, chegando a centenas. É o caso do Brasil, que aparece em décimo lugar no ranking de países mais multilinguísticos do mundo, com um total de 228 línguas.

Além disso, o Ethnologue aponta que mais do que o dobro do número de línguas faladas em toda a Europa podem ser encontradas somente em Papua Nova Guiné, a primeira colocada da lista. Confira o ranking a seguir.

Países mais multilinguísticos do mundo
ColocaçãoNúmero de línguas faladas como 1ª língua
1) Papua Nova Guiné839
2) Indonésia707
3) Nigéria526
4) Índia454
5) Estados Unidos422
6) China300
7) México289
8) Camarões281
9) Austrália245
10) Brasil229

A listagem conta, no caso brasileiro, mais de 200 linguas indígenas faladas pelo País. Além de idiomas estrangeiros falados por estrangeiros, e, claro, o português.

Além do ranking de países multilinguísticos, o catálogo também aponta que as línguas estão distribuídas de forma desigual em todo o mundo. A maioria das línguas está concentrada na África e na Ásia. O menor número, por sua vez, pertence à região da Europa. Em números precisos, 32,4% das línguas se encontram na Ásia; 30,1% na África; 18,5% no Pacífico; 15% nas Américas; e 4% na Europa. No mapa a seguir, é possível ter uma dimensão de como as línguas estão espalhadas pelo mundo.
Divulgação/Ethnologue 2016
A análise completa da Ethnologue está disponível, em inglês, aqui.

Tópicos relacionados