Henrique Santiago   |   12/01/2017 16:23

Gol e Air France lideram share de paxs na Rio 2016; veja

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) reuniu os números referentes à indústria aérea no período da Olimpíada no Rio de Janeiro. O documento compreende as datas de 3 a 23 de agosto de 2016, descartando a Paralimpíada, de 7 a 1

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) reuniu os números referentes à indústria aérea no período da Olimpíada no Rio de Janeiro. O documento compreende as datas de 3 a 23 de agosto de 2016, descartando a Paralimpíada, de 7 a 18 de setembro.

Segundo o Relatório de Transporte Aéreo nos Jogos Olímpicos 2016, a demanda (RPK, em inglês) nos voos de origem ou destino nos dois maiores aeroportos do Rio de Janeiro – Galeão e Santos Dumont –, cresceu 23,2% em comparação com a mesma data de 2015.
Dreamstime

Outro indicador que contabilizou alta de dois dígitos foi a oferta (ASK, em inglês), com 13,9%. Ao levar em consideração os serviços com origem e destino em outros terminais do País, demanda e oferta caíram 2,5% e 4,8%, respectivamente, na Rio 2016.

Em relação a companhias aéreas, aponta o documento, a Gol teve a maior fatia na demanda pelo doméstico (50,1% em RPK), à frente da Latam Airlines Brasil, patrocinadora do evento. A Air France, por sua vez, liderou a demanda no internacional (10,1%) seguida pela Latam. Os voos analisados levam em consideração origem ou destino na Cidade Maravilhosa.

A ocupação de assentos atingiu, em voos nacionais e internacionais de e para Rio de Janeiro, 83% entre 3 e 23 de agosto do ano passado. Ao comparar com o mesmo período de 2015, houve alta de 8,7%. O aproveito em voos domésticos foi de 81,1% (+9,2%) e 84,1% no estrangeiro (+8,1%).

A Tap desempenhou a melhor performance em voos internacionais, chegando a 94,9% em aproveitamento de assentos. Dentro do Brasil, a Avianca teve os melhores números, com 83,7% no período.

Em voos internos com destino ou origem na cidade-sede, o número de passageiros transportados chegou a 1,3 milhão (+11,6%). A Gol novamente foi a que mais levou viajantes, com 45,1% do total.

Já no internacional, a alta foi mais expressiva, de 30,8% de passageiros transportados, ou 311 mil. A Latam Brasil registrou o maior desempenho em voos de e para Rio de Janeiro, com 14,4% do total.

O aeroporto de Congonhas (SP), teve a maior quantidade de voos para a capital carioca. A ponte aérea totalizou 2,7 mil serviços e 326 mil passageiros. Além desse terminal, Guarulhos e Viracopos, os três maiores do Estado de São Paulo, calcularam 43,7% dos viajantes transportados.

No mercado estrangeiro, os Estados Unidos foram os maiores emissores, com 61,8 mil passageiros pagos. A Argentina vem logo atrás, com 60,3 mil, e o Chile fecha a sequência, com 28,1 mil.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS