Janize Colaço   |   02/02/2017 14:41

Comprar passagens pelo celular já é tendência, diz Paypal

A Paypal, empresa de pagamento virtual, em pesquisa feita com a Mind Miners, especialista em big data, buscou traçar as tendências na forma de pagamento dos viajantes – seja para destinos domésticos quanto internacionais.

A Paypal, empresa de pagamento virtual, em pesquisa feita com a Mind Miners, especialista em big data, buscou traçar as tendências na forma de pagamento dos viajantes – seja para destinos domésticos ou internacionais. O estudo demonstra que apesar de outras formas de pagamentos estarem se popularizando, o cartão de crédito ainda é o principal meio escolhido e que as compras por dispositivos móveis já são uma tendência em expansão.

Emerson Souza
Katya Mora, gerente de Atendimento da Mind Miners
Katya Mora, gerente de Atendimento da Mind Miners
Segundo a pesquisa realizada, 69% dos entrevistados afirmaram ter comprado passagens aéreas internacionais pela internet, sendo que apenas 25% disseram ter recorrido a uma loja física para a compra. Outro dado que chamou a atenção é que, ao todo, 6% efetuaram a compra diretamente em aplicativos do smartphone. Os números não diferem muito em relação a compra de bilhetes aéreos domésticos.

Sheynna ainda aponta que aproximadamente 6,1 bilhões de pagamentos via Paypal foram realizados em 2016. Desse total, segundo ela, 2 bilhões tiveram as transações realizadas por dispositivos móveis. "O que estamos presenciando no Brasil é apenas um reflexo da tendência global", aponta a diretora.

MEIO DE PAGAMENTO
De acordo com a gerente de Atendimento da Mind Miners, Katya Mora, a opção de parcelamento que o cartão de crédito oferece ao viajante “é um ponto fundamental para a escolha da modalidade”. Segundo ela, realizada entre os dias 12 e 18 de janeiro, com turistas brasileiros das classes A, B e C, a pesquisa demonstra que para as viagens internacionais, 59% afirmaram preferir o cartão de crédito como forma de pagamento.

Emerson Souza
Sheynna Hakim Rossignol, diretora comercial da Paypal
Sheynna Hakim Rossignol, diretora comercial da Paypal
Em seguida vêm as opções de pagamento com dinheiro vivo (24%), cartão de débito (12%), e carteiras digitais (4%). “Essa última opção, também conhecida como e-wallets, foi a que mais chamou a nossa atenção”, destacou a gerente que, devido a praticidade, a forma de pagamento, embora ainda não tenha a preferência da maioria, já chama a atenção de 39% dos entrevistados para destinos domésticos.

Segundo o levantamento da Paypal, cerca de 2,7 milhões de brasileiros mantêm suas contas ativas na plataforma. No Brasil e na América Latina – com 7,5 milhões de contas – o Turismo é apontado como um mercado em expansão dentro do e-commerce. Segundo a diretora comercial da Paypal, Sheynna Hakim Rossignol, “para o ano que vem, existe a perspectiva de crescimento de 5% nas vendas on-line”.


Tópicos relacionados