Carta da Abav-MG faz Alitalia rever parcelamento
Carta da Abav-MG faz Alitalia rever parcelamento O presidente da Abav-MG, Jose Carlos Vieira, enviou uma carta-protesto contra a atitude da
Veja a seguir a carta da Abav-MG e a resposta da Alitalia.
"CARTA ABERTA À ALITALIA
Nos dias atuais, em que, cada vez mais, aumenta a concorrência e diminuem nossas margens de lucro, mister se faz que possamos dar preferência, sempre que possível, às empresas que trabalham em parceria com as agências de viagens.
Nestes quase dois anos de gestão à frente da Abav-MG, procuramos defender a classe dos agentes de viagens, sempre buscando melhores condições de trabalho e oportunidades de negócios. Temos atuado, também, de forma decisiva e constante com nossos possíveis parceiros, em especial as operadoras, rede hoteleira e as empresas aéreas, visando sempre uma melhor condição de trabalho para os agentes de viagens, quer seja no âmbito do atendimento, quer seja no lado da remuneração de nossos serviços. Neste sentido fizemos parcerias e acordos com vários de nossos fornecedores, sempre, repita-se, em prol de nossa categoria.
Entretanto, apesar de nosso exaustivo trabalho, algumas empresas, como, a Alitalia, continuam a preterir os agentes de viagens, oferecendo, condições menos vantajosa para as agências de viagens.
Para nossa surpresa, na última semana, recebemos diversas reclamações no sentido de que a Alitalia, estava oferecendo condição diferenciada em sua venda via 0800. Em resumo, se a compra fosse efetuada por meio da agência de viagem, o valor da compra poderia ser parcelado em apenas 06 (seis) parcelas mensais. Caso a mesma compra fosse efetuada diretamente pelo passageiro, via 0800, aí o valor da compra poderia ser parcelado em 10 (dez) parcelas mensais. Diante de tal informação procuramos checar a veracidade das mesmas, o que, para nossa surpresa foi confirmada.
Situações como esta estão a demonstrar que algumas empresas ainda não perceberam a força de nossa classe e, principalmente, a nossa importância no mercado de turismo do Brasil, em especial no tocante à venda de passagens aéreas.
Desta forma, aproveitamos o caso em apreço para sugerir que, sempre observado a conveniência de cada agência, nós, os agentes de viagens, possamos priorizar as empresas que, efetivamente, sejam nossas parceiras.
O Brasil passa por um momento político delicado, exigindo de nós um posicionamento firme em nossos atos, razão pela qual é indispensável que estejamos unidos para defender nossos interesses contra aqueles que ainda não reconheceram nossa importância no contexto nacional.
Assim, externamos aqui nossa indignação com esse procedimento que entendemos como um desrespeito a uma classe que tem contribuído de forma efetiva para o crescimento do turismo no Brasil.
Atenciosamente,
José Carlos Vieira
Presidente da Abav-MG"
RESPOSTA DA ALITALIA
A gerente de Marketing da Alitalia, Eloísa Salles, diz que a empresa reconhece os agentes de viagens como grandes parceiros e que a intenção nunca foi agredi-los ou aumentar a venda direta, que é "ínfima nos resultados da companhia no Brasil". Segundo ela, a empresa quis apenas dar um diferencial para quem a procura. Mas afirmou que está reavaliando o parcelamento e que na próxima semana deverá ser de seis vezes sem juros para todos os canais de venda. No Amex o pagamento pode ser em oito vezes.