Marcos Agê   |   06/09/2005 19:26

Senador reage ao aumento da taxa de embarque

Senador reage ao aumento da taxa de embarque BRASILIA — O senador Paulo Octavio (PFL-DF) reagiu hoje a decisao do DAC e da Infraero de reaju

BRASÍLIA — O senador Paulo Octávio (PFL-DF) reagiu hoje à decisão do DAC e da Infraero de reajustar em 70% a taxa de embarque dos 66 aeroportos nacionais administrados pela estatal, sobretudo depois de conhecer a justificativa do governo para o segundo aumento nas tarifas em menos de um ano. Em março passado, a taxa de embarque já fora majorada em 26%.

Segundo a Infraero, o reajuste foi feito porque a empresa, sem recursos, está atrasando as obras de modernização dos aeroportos, depois que o governo deixou de liberar R$ 350 milhões do orçamento previsto para este ano. “Num momento em que os esforços todos são para que o turismo interno cresça, o setor de aviação, vital para o turismo, atua na contramão”, reclamou ele.

Para o senador, responsável pela retomada da tramitação do projeto de criação da Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, aprovado na semana passada no Congresso, atitudes como essas demonstram a urgência da instalação do novo órgão regulador. “É inaceitável que o usuário seja punido por conta da negligência do executivo”, condena Paulo Octávio o fato de que o governo decida cobrar do consumidor investimentos previstos no seu próprio orçamento.

Para o senador, o reajuste das taxas também vai prejudicar as agências de viagens, pois as tarifas são embutidas no custo dos bilhetes e depois repassadas à Infraero. “O ônus da cobrança, no final, é do mercado”, se indigna ele.



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcos Agê

Marcos Agê tem 243 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS