Cindy Correa   |   06/03/2006 17:41

Abav-RJ reage à possível criação da Avierj

Abav-RJ reage a possivel criacao da Avierj Depois de ser acusada de omissa e com a ameaca de criacao de uma entidade paralela, a Abav-RJ inf

Depois de ser acusada de omissa e com a ameaça de criação de uma entidade paralela, a Abav-RJ informa que tem realizado o possível para defender os interesses dos agentes de viagens.

Em um comunicado, a presidente da Abav-RJ, Vera Potter, afirma que a entidade prepara uma representação junto ao Cade sobre o caso da Air France de venda direta para os clientes com preços menores. O caso da empresa aérea e a venda direta teria sido o motivador da criação da nova entidade no Rio.

Os agentes cariocas não ficaram satisfeitos com a postura da Air France e a resposta da Abav-RJ sobre a venda na internet e prepararam uma reunião para discutir a possibilidade de criação de uma outra entidade, uma possível Avierj, usando a Aviesp, de São Paulo, como inspiração.

Além disso, na carta, Vera informou que a entidade tem realizado reuniões para discutir os assuntos polêmicos, com a presença de executivos importantes, como Padilha, do Dac, e Filipe Pereira dos Reis, diretor da Iata para o Brasil

Veja a íntegra do comunicado, feito com conhecimento do presidente da Abav, João Martins Neto, que endossou todo o material:

“É injusta a premissa de que nos omitimos na defesa do associado, porque podemos afirmar, convictos de estarmos acertando, que nenhuma outra entidade tem defendido com maior vigor os direitos da categoria.

Nenhuma voz tem sido mais forte nas lutas pela manutenção do pagamento e dos percentuais das comissões na venda de bilhetes aéreos, ou na luta pela regulamentação da atividade do agente de viagens, apenas para citar os casos mais polêmicos. Outras associações convidadas a participar, graciosamente, em ações movidas e custeadas pela Abav, sequer se apresentaram.

A Abav-RJ, mantendo sua gestão participativa, liderada pelos diretores-adjuntos nomeados, vem promovendo reuniões específicas para ouvir e tentar administrar os problemas dos vários segmentos; para a última reunião, convocada pelo diretor-adjunto, André Mota, convidamos os senhores coronel Padilha, do Dac, e Filipe Pereira dos Reis, diretor da Iata para o Brasil, que veio de São Paulo ao Rio de Janeiro apenas para este fim. O encontro nos proporcionou a todos elucidar várias questões ao mesmo tempo em que abrimos caminho para discussão de outros temas de igual importância e complexidade.

Pena que os reclamantes não se tivessem feito representar na platéia.

No que diz respeito a Air France, seu recente posicionamento, vendendo em seu site passagens aéreas com preços inferiores aos disponibilizados pelas agências de turismo, ou seja, pela rede de distribuição, infringindo a regra da unicidade tarifária, apenas veio apressar nossa representação junto ao Cade, assunto já remetido pela presidência ao setor jurídico da Abav-RJ, para que seja viabilizado com a maior brevidade.

Talvez o desconhecimento provoque reações impensadas e nós lamentamos o tempo perdido em críticas jogadas ao vento por companheiros que nos privam da sua participação nas assembléias e até mesmo nas reuniões especificamente convocadas para tratar de assuntos urgentes e de grande interesse do setor.

A Abav jamais se posicionará ao lado dos que apenas pretendem fazer política às custas do associação, porque nós da Abav não conjugamos o verbo dividir.

A Abav une, congrega, realiza e faz do seu trabalho um exemplo a ser seguido por muitos; seu pioneirismo e seriedade se multiplicam por todo o território nacional, agregando as forças que hoje realizam a maior feira de turismo das Américas e que enobrecem o seu associado.

Vera Potter

Presidente da Abav-RJ".

A presidente da Abav-RJ disse ainda que o comunicado "é de conhecimento do presidente da Abav Nacional, João Martins, que o endossa plenamente no nível geral e no específico".