Felipe Niemeyer   |   26/06/2009 13:24

Kaká sobre gripe: "não é momento para achar culpados"

O presidente da Abav, Carlos Alberto Amorim Ferreira, falou ao Portal Panrotas sobre o caso da Gripe A na Argentina e no Chile

O presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, falou com o Plantão de Notícias do Portal PANROTAS a respeito da polêmica envolvendo cancelamentos de viagens para o Chile e para a Argentina em função da proliferação da Gripe A (H1N1). De acordo com Ferreira, o momento não é de achar culpados, mas sim soluções.

O dirigente disse que as pessoas “estão preocupadas com uma situação atípica”, mas que “é necessário aguardar com calma o desenrolar dos fatos para ver como ela será resolvida”. “Ainda não sabemos dizer quem vai cobrar multa por cancelamento ou quem não vai, ou se a gripe vai passar ou não. Os fornecedores estão reunidos com a Braztoa para tentar chegar a um consenso”, finalizou o presidente.

Do ponto de vista jurídico, os problemas foram originados a partir de uma recomendação do governo para que se restringissem as viagens ao Chile e a Argentina. Isso gerou queda nas vendas e uma onda de cancelamentos de viagens. Por um lado, o consumidor sente-se no direito de pedir reembolso dos gastos sem multa e, por outro, os fornecedores esperam ser ressarcidos pelo prejuízo.

Neste caso, considerado um fato fortuito, e por isso “excludente de culpa”, nem o consumidor e nem o prestador de serviços devem ser responsabilizados. Isso significa que, de modo geral, multas de companhias aéreas e hotéis são indevidas. Mas, por outro lado, os fornecedores têm compromissos contratuais a serem cumpridos.

Diante da situação, o Procon-SP disponibilizou um comunicado em seu site (www.procon.sp.gov.br) informando que, de acordo com o artigo 6º, inciso I, do Código de Defesa do Consumidor – que estabelece a proteção da vida, saúde e segurança, como direitos básicos do consumidor - o turista com viagem marcada para regiões afetadas pela doença, tem o direito de trocar o pacote ou passagem para outra data ou local, sem pagamento de tarifas ou taxas; ou, se preferir, cancelar o contrato de serviço, com direito a restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, sem pagamento de multas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS