Felipe Niemeyer   |   05/11/2009 19:59

Secretários conhecem novos modelos para gestão pública

Foi apresentado hoje, em Brasília, durante o II Encontro Nacional de Secretários Executivos de Fóruns e Conselhos Estaduais de Turismo, as propostas para mudança na gestão de pessoas e recursos para atingir melhores níveis de desenvolvimento do turismo nos Estados brasileiros.

Foi apresentado hoje, em Brasília, durante o II Encontro Nacional de Secretários Executivos de Fóruns e Conselhos Estaduais de Turismo, as propostas para mudança na gestão de pessoas e recursos para atingir melhores níveis de desenvolvimento do turismo nos Estados brasileiros. O encontro, promovido pelo Ministério do Turismo (MTur) e o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), reuniu onze representantes de unidades federativas do País.

O modelo de administração compartilhada proposto é adotado pelo MTur desde sua criação, em 2003. Por meio da gestão descentralizada, Estados e municípios participam da elaboração das políticas nacionais de turismo e dos programas do ministério. O Salão do Turismo, por exemplo, é uma das iniciativas desenhadas com o apoio dos conselhos e fóruns de turismo.

Segundo o diretor de Planejamento e Avaliação do MTur, José Augusto Falcão, o evento de hoje faz parte dessa proposta: “O Brasil é um país muito grande. Acho que a gestão descentralizada não só tem contribuído, como é a única alternativa para nós efetivamente implementarmos uma política nacional de turismo. O PNT (Plano Nacional de Turismo) é o documento que estabelece as diretrizes gerais para a implementação da política, mas o detalhamento territorializado das ações do ministério se dá através dessas discussões, com as macrorregiões, as regiões e as instâncias de organização nos Estados”, falou.
Minas Gerais é um dos exemplos de sucesso na implementação do modelo de administração compartilhada. Jussara Rocha, secretária executiva do Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais e participante do encontro, conta que a mudança já trouxe resultados positivos. “Com a gestão descentralizada, aproximamo-nos mais de outros órgãos, como a Assembléia Legislativa, o que trouxe inúmeros benefícios para toda a cadeia do turismo no Estado”, disse.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS