Vanessa Baldacci   |   03/12/2009 12:03

Autoridades discutem PL sobre vistos pela internet

Ontem (quarta, dia 3), o presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, deputado Afonso Hamm (PP/RS) e o presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares

Ontem (quarta, dia 3), o presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, deputado Afonso Hamm (PP-RS), e o presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Norton Luiz Lenhart, entre outros, participaram de reunião no Congresso Nacional para discutir o Projeto de Lei que autoriza a emissão de vistos de turista para estrangeiros pela internet.

Durante a reunião, foram apresentadas alterações no projeto e ficou pré-acordado que o turista teria prazo esticado de 15 para 30 dias para preencher, antes da viagem, o formulário de visto disponível no site do Ministério das Relações Exteriores.

Antes, a autoridade brasileira tinha até oito dias para analisar os pedidos de visto. Com a nova proposta, o prazo pode ser ampliado para 15 dias a partir da solicitação e do pagamento. Em caso de viagem urgente, o estrangeiro poderá pedir ao governo o rito sumaríssimo de concessão, a ser definido em regulamentação do Poder Executivo. O visto eletrônico ou obtido nas embaixadas só terá validade após o pagamento das taxas cobradas pelo governo brasileiro. Segundo Lenhart, tanto a Polícia Federal quanto o Itamaraty gostaram da nova versão apresentada. Agora, o Projeto de Lei segue para a Comissão de Relações Exteriores. Porém, há a possibilidade do projeto ser levado diretamente para votação no plenário na próxima semana.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Vanessa Baldacci

Vanessa Baldacci tem 200 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS