Felipe Niemeyer   |   10/09/2010 10:39

Brasil e Italia juntos contra turismo sexual

Os ministros do Turismo do Brasil, Luiz Barretto, da Italia, Michela Vittoria Brambilla, firmaram um pacto de combate conjunto ao turismo sexual. "

Os ministros do Turismo do Brasil, Luiz Barretto, da Itália, Michela Vittoria Brambilla, firmaram um pacto de combate conjunto ao turismo sexual. "Queremos cada vez mais visitantes estrangeiros, mas o viajante à procura de turismo sexual não interessa ao Brasil", disse Barretto. Os dois ministros se reuniram ontem (quinta, dia 9) em Milão e combinaram ações conjuntas de comunicação e repressão a esse tipo de crime.

Uma lei recém aprovada pelo congresso italiano permite que os cidadãos daquele país, acusados de prática de crimes sexuais no Exterior, sejam processados na Itália. "Essa é uma lei de difícil aplicação porque é complexa a apuração de um suposto crime fora da Itália. Mas já é um avanço", disse a ministra italiana. Em novembro de 2009, o governo italiano promoveu uma campanha publicitária de combate ao turismo sexual intitulada "E se fosse o seu filho?".

No Brasil, além das ações de repressão, a cargo das polícias estaduais e da Polícia Federal, o Ministério do Turismo realiza ações de qualificação com famílias socialmente vulneráveis, por meio do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI). "Além da ação policial, é preciso oferecer alternativas de emprego e renda às populações mais pobres", disse o ministro brasileiro.

No encontro, os dois ministros discutiram ainda a transferência de conhecimento italiano na área de qualificação profissional nos setores hoteleiro e de bares e restaurantes. Brambilla e Barretto também firmaram um acordo para que o governo de Milão apoie a candidatura da cidade de São Paulo à sede da Expo 2020. Milão será sede da edição de 2015 da feira mundial. Os governos da cidade e do Estado de São Paulo, juntamente com o governo federal, trabalham para consolidar a candidatura paulistana, que será apresentada em 2011. A presidente da Tur SP, Luciane Leite, também participou da reunião.

Tópicos relacionados