Felipe Niemeyer   |   10/09/2010 10:39

Brasil e Italia juntos contra turismo sexual

Os ministros do Turismo do Brasil, Luiz Barretto, da Italia, Michela Vittoria Brambilla, firmaram um pacto de combate conjunto ao turismo sexual. "

Os ministros do Turismo do Brasil, Luiz Barretto, da Itália, Michela Vittoria Brambilla, firmaram um pacto de combate conjunto ao turismo sexual. "Queremos cada vez mais visitantes estrangeiros, mas o viajante à procura de turismo sexual não interessa ao Brasil", disse Barretto. Os dois ministros se reuniram ontem (quinta, dia 9) em Milão e combinaram ações conjuntas de comunicação e repressão a esse tipo de crime.

Uma lei recém aprovada pelo congresso italiano permite que os cidadãos daquele país, acusados de prática de crimes sexuais no Exterior, sejam processados na Itália. "Essa é uma lei de difícil aplicação porque é complexa a apuração de um suposto crime fora da Itália. Mas já é um avanço", disse a ministra italiana. Em novembro de 2009, o governo italiano promoveu uma campanha publicitária de combate ao turismo sexual intitulada "E se fosse o seu filho?".

No Brasil, além das ações de repressão, a cargo das polícias estaduais e da Polícia Federal, o Ministério do Turismo realiza ações de qualificação com famílias socialmente vulneráveis, por meio do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI). "Além da ação policial, é preciso oferecer alternativas de emprego e renda às populações mais pobres", disse o ministro brasileiro.

No encontro, os dois ministros discutiram ainda a transferência de conhecimento italiano na área de qualificação profissional nos setores hoteleiro e de bares e restaurantes. Brambilla e Barretto também firmaram um acordo para que o governo de Milão apoie a candidatura da cidade de São Paulo à sede da Expo 2020. Milão será sede da edição de 2015 da feira mundial. Os governos da cidade e do Estado de São Paulo, juntamente com o governo federal, trabalham para consolidar a candidatura paulistana, que será apresentada em 2011. A presidente da Tur SP, Luciane Leite, também participou da reunião.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS