Da Redação   |   11/04/2012 20:49

Comissão aprova reclamação de paxs na página da Anac

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (dia 10) projeto de lei que obriga a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a manter página na internet para receber denúncias dos usuários de serviços aéreos

DA AGÊNCIA SENADO

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (dia 10) projeto de lei que obriga a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a manter página na internet para receber denúncias dos usuários de serviços aéreos. Pelo texto, do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), o órgão também deverá divulgar indicadores sobre o desempenho das empresas aéreas e dos operadores portuários.

A proposta (PLS 623/2011) altera o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565/1986). O texto determina que o portal permita ao interessado o acompanhamento do processo até o resultado final da reclamação. A divulgação dos indicadores de desempenho tem por finalidade subsidiar a escolha da companhia pelo passageiro, fortalecendo sua posição de consumidor.

A proposta foi relatada pelo senador Ivo Cassol (PP-RO), como substituto de Vicentinho Alves (PR-TO), com parecer pela aprovação. Agora será examinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa.

OBSTÁCULOS
Sérgio Souza explicou que se sentiu motivado a elaborar a proposta diante das dificuldades dos usuários para apresentar reclamações contra companhias do setor e da falta de informações sobre o andamento das denúncias. Segundo ele, os passageiros até desistem de buscar reparação por danos sofridos, “o que contribui para a continuidade de práticas desrespeitosas”.

Na justificação, o autor observa que houve um crescimento significativo do número de consumidores que utilizam o transporte aéreo nacional e internacional, na última década, mas, na mesma proporção, ocorreu também o aumento do número de reclamações direcionadas às companhias aéreas.

Segundo o senador, os cancelamentos e atrasos nos voos passaram a ser frequentes, assim como a preterição de embarque decorrente da prática do overbooking. Além disso, observa que bagagens são extraviadas e eventualmente danificadas.

Sérgio Souza também lembra na justificação do projeto que o CBA já tipifica como infrações essas práticas. Porém, como observa, falta disciplinar um canal de acesso direto entre os passageiros e o órgão regulador.

A Anac já dispõe de um canal de comunicação para atendimento a passageiros intitulado “Fale com a Anac”. De acordo com a página do órgão, as reclamações, denúncias, sugestões, críticas ou os elogios podem ser feitas e acompanhadas via internet ou por meio do telefone 0800-725-4445.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11198 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS