Biaphra Galeno   |   09/04/2014 18:00

Autor de PL espera que Dilma sancione projeto de vistos

Após tramitar no Congresso por mais de cinco anos, o Projeto de Lei 3.059/2008, de autoria do deputado federal Carlos Eduardo Cadoca, PCdoB-PE, que visa a criação de procedimentos alternativos para a obtenção de visto por parte de turistas estrangeiros, foi aprovado ontem (terça-feira, dia 8) pelo S

Após tramitar no Congresso por mais de cinco anos, o Projeto de Lei 3.059/2008, de autoria do deputado federal Carlos Eduardo Cadoca, PCdoB-PE, que visa a criação de procedimentos alternativos para a obtenção de visto por parte de turistas estrangeiros, foi aprovado ontem (terça-feira, dia 8) pelo Senado. O texto aguarda, agora, análise e possível sanção por parte da presidenta Dilma Rousseff, que tornaria o projeto em lei.

“A expectativa que tenho para a aprovação é grande e positiva porque tivemos um longo processo no caminho. Dei entrada em 2008 e o projeto foi aprovado somente no ano passado. Quando chegou ao Senado, foi aprovado em três semanas”, explicou Cadoca à reportagem do Portal PANROTAS. Diante da conquista, o parlamentar afirma que os termos estão negociados. “Espero não sofrer decepção com veto”, ressaltou.

Com a aprovação do projeto, Cadoca afirma que o País terá um instrumento forte para desburocratizar a obtenção de vistos por parte de estrangeiros. Países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão são alguns dos que fazem parte da política de reciprocidade, que aplica a necessidade de vistos para os visitantes dos dois lados. “Ficamos por mais de dez anos estacionados nos cinco milhões de visitantes. Este projeto representa uma forma alternativa e segura de trazer mais turistas para o Brasil. Agora é aguardar pela sanção”, resguardou-se.

APLICAÇÃO
O molde que será aplicado pelo projeto, caso vire lei, é o de visto eletrônico, no qual as solicitações serão processadas pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). Para obtenção, o estrangeiro terá de preencher e enviar formulário; apresentar pela internet os documentos solicitados para comprovar o que tiver sido declarado no requerimento; pagar as taxas cobradas e seguir o procedimento previsto nas normas do Manual do Serviço Consular e Jurídico do MRE.

Cadoca afirma que terá de ser desenvolvido um software para a gestão dos dados das pessoas que solicitarem o visto, mas, de qualquer forma, será mais fácil que o atual. O parlamentar ressalva, no entanto, que o número de visitantes estrangeiros no País – seis milhões, registrados no ano passado – estacionou durante uma década não somente pela necessidade de visto. “Temos erros na promoção turística internacional é algo que se prolonga por mais de 20 anos.”

TRATAMENTO IGUAL
Outro ponto abordado pelo deputado é justamente na questão da reciprocidade. “Com o número de brasileiros que visitam os Estados Unidos, é claro que, se facilitarmos o nosso lado, os americanos facilitarão do lado deles. E assim em outros países que necessitam de vistos. Foi assim quando havia necessidade de vistos para Europa.”

Para Cadoca, o ideal seria não haver a necessidade de vistos, tanto que, em 2003, ele elaborou um projeto de lei (PL 2.430/2003) que dispensa a necessidade de visto para os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Japão. “Consegui que fosse aprovado nas comissões técnicas, mas espero há mais de dez anos que ele seja levado em pauta. Se fosse aprovado, com certeza quebraria a reciprocidade”, garantiu.

Caso o projeto seja aprovado, Cadoca espera que a lei seja aplicada na prática. “A lei, muitas vezes, fica somente no papel. Queremos que ´a lei pegue´ porque será muito benéfico para todo o País.”

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Biaphra Galeno

Biaphra Galeno tem 2461 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS