Diego Verticchio   |   08/05/2014 14:34

Itamaraty estuda opções de sistema para visto on-line

Com a lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff que garante a emissão de vistos on-line para turistas estrangeiros, o Ministério das Relações Exteriores trabalha para tornar o procedimento 100% virtual. Hoje ele é parcialmente eletrônico

Com a lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff que garante a emissão de vistos on-line para turistas estrangeiros, o Ministério das Relações Exteriores trabalha para tornar o procedimento 100% virtual. Hoje ele é parcialmente eletrônico.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério, o Itamaraty já deu início aos estudos que apontarão o melhor procedimento a ser adotado. O órgão está analisando sites como do México e Austrália, que já trabalham com visto on-line, para chegar a um modelo considerado ideal. No entanto, ainda não existe um prazo para este procedimento se tornar totalmente eletrônico.

Hoje quem quer visitar o Brasil e precisa de visto de entrada tem que entrar no site do Sistema de Controle e Emissão de Documentos de Viagem (SCEDV), preencher os campos, clicar em enviar, imprimir o protocolo, colar a foto no protocolo e assinar, fazer o pagamento e, por fim, encaminhar presencialmente o protoloco, o comprovante de pagamento e todos os documentos exigidos ao consulado. Caso todo processo tenha sido feito corretamente e seu visto aprovado, o consulado brasileiro garante devolver o passaporte em até sete dias úteis.

Tópicos relacionados