Alex Souza   |   12/01/2015 14:01

Visa Waiver é ameaça à segurança dos EUA, diz senadora

Concedido a 38 países, o Visa Waiver foi colocado em cheque este final de semana pela senadora democrata Sianne Feinstein, uma crítica ao programa desde que o ex-presidente George Bush o expandiu em 2006

Concedido a 38 países, o Visa Waiver foi colocado em xeque este final de semana pela senadora democrata Sianne Feinstein, uma crítica ao programa desde que o ex-presidente George Bush o expandiu em 2006.

Em entrevista à CNN, ela disse que o Visa Waiver é o “calcanhar de Aquiles dos Estados Unidos” e que terroristas podem chegar ao país vindos de nações adeptas ao programa. “Há um enorme número de documentos de viagens roubados. Eles podem usar um passaporte falso. Nós temos um grande problema aqui. Precisamos analisar o Visa Waiver novamente e ver o que podemos fazer para prevenir que este tipo de ação ocorra.”

Outros dois senadores também se manifestaram contrários ao programa em entrevistas recentes para canais de TV: os republicanos Kelly Ayotte e Peter King – este último, ironicamente, tem sido acusado pelo governo irlandês por supostamente apoiar o movimento Ira.

Os países para os quais o Visa Waiver foi concedido são: Alemanha, Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Brunei, Chile, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, San Marino, Singapura, Mônaco, Suécia, Suíça, Reino Unido, República Tcheca e Taiwan.

Tópicos relacionados