Henrique Santiago   |   20/01/2016 13:50

Após venda, Portugal quer voltar a ter controle da Tap

Em 2015, o consórcio Atlantic Gateway, de David Neeleman e Humberto Pedrosa, adquiriu 61% do capital da companhia aérea Tap. Os 39% restantes ficaram sob controle do governo português. Mas esta situação tem sido incômoda no cenário político português

Em 2015, o consórcio Atlantic Gateway, de David Neeleman e Humberto Pedrosa, adquiriu 61% do capital da companhia aérea Tap. Os 39% restantes ficaram sob controle do governo português. Mas esta situação tem sido incômoda no cenário político português.

Hoje, o ministro do Planejamento e das Infraestruturas de Portugal, Pedro Marques, disse ao Parlamento que o governo admite dividir a gestão da Tap com o consórcio. Segundo o Jornal de Negócios, o Estado tem tentado negociar a recuperação majoritária da capital da empresa aérea.

Em seu discurso, Marques salientou a importância de o governo português recuperar mais de 50% das ações da Tap para que o país tenha voz e força no destino da empresa. “O Estado considera importante a participação de um parceiro privado minoritário na empresa, que precisava ser capitalizada”, defendeu.

Representante do Partido Comunista Português, Pedro Marques criticou, ainda, o modelo previsto pelo conservador Passos Coelho, como informou o folhetim português. Os empresários, além de vender 61% do capital, também podem ficar com 95% ou até 100% da empresa, caso os trabalhadores não obtivessem as ações reservadas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS