Danilo Teixeira Alves   |   17/05/2016 17:21

Isenção do ICMS do QAV no RN anima Patriani

O Rio Grande do Norte inova. O governador Robinson Faria assinou, no início desta tarde, decreto que isenta o ICMS do querosene de aviação (QAV) para novos charteres nacionais.

O Rio Grande do Norte inova. O governador Robinson Faria assinou, no início desta tarde, decreto que isenta o ICMS do querosene de aviação (QAV) para novos charteres nacionais. Hoteleiros e agentes de viagem potiguares que operam com receptivo prestigiaram a solenidade, que contou com a participação de um representante nacional: Valter Patriani, vice-presidente comercial e de Marketing da CVC.

Vários Estados do Nordeste já diminuíram a alíquota do ICMS do QAV, geralmente de 17% para 12%. No caso do Rio Grande do Norte, agora a isenção é total. O secretário de Tributação do Rio Grande do Norte, André Horta, disse que a equação de ganhos futuros o convenceu a tomar inusitada medida. "É uma aposta. O Rio Grande do Norte deixa de ganhar o tributo, de um lado, mas vê o capital circular e recupera o imposto que não foi cobrado, por outro".

O governador explicou que não se trata propriamente de desoneração, mas de incentivo, já que vale apenas para novos fretamentos. "Não podemos perder o que ainda não temos. Vamos isentar os novos voos charteres, vale sempre lembrar", ressaltou.

Patriani elogiou a medida, que espera que seja copiada por outros Estados, sobretudo do Nordeste: "Ora, o meio mais econômico de se viajar é num pacote de uma operadora. E se esse pacote for num voo charter é mais em conta ainda. E se tivermos incentivo para fretar aeronaves, não tenham dúvida que o preço fica cada vez mais barato", comenta.

O vice-presidente da CVC calculou que pode encerrar o ano com 250 mil passageiros embarcados para Natal. Só na alta estação foram 50 mil, segundo ele. "Na verdade, 48 mil", retrucou em tom de brincadeira Ruy Gaspar, que é secretário de Turismo do Rio Grande do Norte e diretor do hotel que mais recebe clientes CVC na capital potiguar, o Ocean Palace.

Para Patriani, paralelamente à isenção de um imposto, como foi o caso, o Rio Grande do Norte precisa fazer (bem) o óbvio, como ser destaque nas principais feiras de turismo, ter uma mídia institucional planejada e contínua, além de trazer formadores de opinião e potenciais vendedores constantemente para ver as novidades do destino.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Danilo Teixeira Alves

Danilo Teixeira Alves tem 6690 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS