Maria Izabel Reigada   |   01/06/2016 10:02

Trade pede apoio da CTur em projetos estratégicos

O fim dos vistos para turistas estrangeiros e um novo modelo de financiamento da Embratur foram duas das propostas que lideranças do trade turístico apresentaram ontem ao deputado Herculano Passos (PSD-SP), presidente da Comissão de Turismo da Câmara. A Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serv


Divulgação/CTur
Deputado Herculano Passos recebe lideranças do trade em primeiro encontro para ouvir demandas do setor

BRASÍLIA – O fim dos vistos para turistas estrangeiros e um novo modelo de financiamento da Embratur foram duas das propostas que lideranças do trade turístico apresentaram ontem ao deputado Herculano Passos (PSD-SP), presidente da Comissão de Turismo da Câmara. A Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) e a Confederação Nacional do Turismo (CNTur) defenderam a mudança no financiamento da Embratur, aumentando assim a divulgação internacional do Brasil.

O diretor de Gestão Estratégica do Ministério do Turismo, que acompanhou a reunião, Jun Yamamoto, concordou. “A imagem que o turista estrangeiro tem do País remonta à década de 70 – turismo sexual, mulheres nuas e selva – e aos problemas atuais, como o zika vírus”, disse. “O Brasil teria que aproveitar o momento das Olimpíadas, em que toda a atenção estará voltada para o país, e trabalhar uma imagem integrada entre todos os setores, como fez Londres nas Olimpíadas de 2012”, comparou.

O fim da exigibilidade de vistos para turistas estrangeiros ou a desburocratização nos procedimentos também foram apresentados ao presidente da Comissão de Turismo. Para o presidente da Associação Brasileira de Resorts, Luigi Rotunno, a desburocratização para a obtenção de vistos beneficiaria diretamente o setor hoteleiro. “Muitos resorts estão apresentando problemas de caixa e cancelando a participação em feiras. A entrada internacional, com a liberação de vistos, seria uma solução, tendo em vista que os outros países da América do Sul não têm enviado tantos turistas como se esperava”.

Para tratar do tema, o presidente do Conselho de Turismo da CNC, Alexandre Sampaio, sugeriu que seja solicitada audiência com o novo Ministro das Relações Exteriores, José Serra. “Esse é o primeiro encontro de uma série que vamos fazer com as entidades do turismo para ouvir as demandas e para que vocês nos ajudem a compor nossa agenda de trabalho até o final do ano”, esclareceu o deputado Herculano Passos, sobre o encontro.

COMISSÃO DE TURISMO
Hoje, a Comissão de Turismo realiza audiência pública para debater a criação de uma mídia positiva ao turismo brasileiro no Exterior. “O Brasil é lembrado pela grande mídia de outros países apenas quando o assunto são escândalos políticos ou grandes tragédias, afetando nossa imagem aos olhos de estrangeiros, que poderiam ser potenciais visitantes do País", lamentou Herculano Passos. Participarão do debate representantes da Embratur; da Confederação Nacional do Turismo; da Abear e da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão. A audiência ocorre às 15h, no Plenário 5, Anexo II, da Câmara dos Deputados.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8441 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS