Movida

Ana Luiza Tieghi   |   06/03/2017 15:24

Parlamento Europeu quer exigir visto de americanos

No último dia 2, o Parlamento Europeu votou pelo retorno temporário da exigência de visto para americanos que desejam entrar em países do bloco. A medida foi causada por uma falta de reciprocidade detectada pelo Parlamento. Por enquanto, nada muda. A decisão ainda

Dreamstime
Americanos correm o risco de precisar de visto para entrar na Europa
Americanos correm o risco de precisar de visto para entrar na Europa
No último dia 2, o Parlamento Europeu votou pela obrigatoriedade temporária de visto para americanos que desejam entrar em países do bloco.

A medida foi causada por uma falta de reciprocidade detectada pelo Parlamento. Enquanto os norte-americanos não precisam de visto para visitar qualquer país da União Europeia, os Estados Unidos exigem vistos de cidadãos de cinco países europeus: Bulgária, Croácia, Chipre, Polônia e Romênia.

Por enquanto, nada muda. A decisão ainda será levada para a Comissão Europeia, que decidirá se ela realmente vai começar a valer.

Antes de ser implementada, todos os países membros da UE precisam concordar com a medida, o que, segundo a revista The Economist, poderia levar anos para ocorrer.

A exigência de visto para norte-americanos assusta alguns membros da União Europeia, que temem o impacto que essa política pode ter no turismo e nos negócios entre o bloco e os Estados Unidos.

A UE ainda pretende discutir com o presidente Donald Trump e o Congresso americano a resolução do conflito de vistos, para que a adoção da medida não seja necessária.

Canadá, Austrália, Brunei e Japão também possuem acordos similares com a União Europeia e exigem vistos para alguns dos países do bloco. Eles, porém, já aceitaram rever as suas restrições.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias