Henrique Santiago   |   06/02/2017 15:02

EUA e Europa esperam perdas imediatas com política americana

Membros da GBTA na Europa e nos Estados Unidos esperam impacto imediato, no curto e longo prazo depois que o presidente Donald Trump assinou uma lei que proíbe a entrada de visitantes de Iêmen, Irã, Iraque Líbia, Síria Somália e Sudão


Facebook/Donald J. Trump
O republicano Donald Trump apoia a proibição de imigrantes dos sete países e, em outras medidas, a criação de um muro na fronteira com o México
O republicano Donald Trump apoia a proibição de imigrantes dos sete países e, em outras medidas, a criação de um muro na fronteira com o México

A Global Business Travel Association (GBTA) prevê um cenário desfavorável para a indústria de viagens corporativas. A associação conduziu um questionário aos seus integrantes europeus sobre o impacto da ordem executiva do presidente Donald Trump de banir cidadãos de Iêmen, Irã, Iraque Líbia, Síria Somália e Sudão, de maioria muçulmana, de viajar aos Estados Unidos.

Um total de 49% dos entrevistados esperam que o banimento cause uma redução de viagens corporativas nos próximos três meses. Em um prazo curto, 46% acreditam em um choque negativo nos negócios. E, de um ano para frente, 33% aguardam um cenário ainda mais desalentador para o setor.

Outro dado preocupante diz respeito a diretrizes dentro de empresas para cancelar ou adiar a viagem de funcionários nascidos nos países incluídos na lei de Trump, de acordo com 38% dos respondentes. Ainda, 53% dos participantes afirmaram ter colaboradores em viagens ao Exterior que podem ser afetados pela polêmica medida.

Para a realização da pesquisa, a GBTA entrevistou via internet um total 68 de 454 compradores de viagens da Europa entre 2 e 3 de fevereiro. Uma taxa de 15 dos contatados respondeu ao questionário.

NA PRÓPRIA CASA
Na mesma semana, a entidade fez o mesmo questionamento aos seus associados dos Estados Unidos. Trinta e um por cento prevê uma piora nos resultados imediatamente, 29% compartilha o mesmo pensamento em até seis meses e 28% teme pelo pior a partir de junho deste ano para frente.

Para eles, as principais preocupações referentes a proibição de imigração nos viajantes são essas: incerteza sobre o green card e a credibilidade de aprovação do visto (55%), perseguição de viajantes dos Estados Unidos de e para o Oriente Médio (50%), perseguição em geral desses profissionais (50%). Lá, 338 membros foram convidados a participar da pesquisa, mas apenas 58% responderam positivamente, ou 17% do total.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS